[quote=ViniGodoy][quote=lkbm]
Com dinheiro você pode fazer o que quiser, inclusive comprar conhecimento.
Mas agora surgiu uma dúvida, se apessoa estiver disposta a ir vender sua mão de obra para uma empresa ou alguém que tem uma idéia, isso não é usar o dinheiro como fim?
[/quote]
Depende do que levou essa pessoa a preferir uma empresa no lugar de outra. Você pode trocar um emprego que tem uma remuneração por outro que tenha um pouco menos, mas melhores condições de trabalho, melhores projetos, tecnologias mais interessantes, etc.[/quote]
Ou pode contribuir com algum projeto opensource se dinheiro não é o seu fim…
Quem vende sua mão de obra é porque valoriza mais o dinheiro do que “condições de trabalho” ou mesmo autonomia de decidir em que projeto trabalhar já que essa decisão agora vai caber a um gerente decidir no lugar da pessoa.
Nossa, que besteira. Minha vida inteira trabalhei como funcionário, vendendo mão de obra e nunca tive como prerrogativa principal o valor do salário. Sempre procurei me empregar em empresas que oferecem um desafio interessante e outros tipos de oportunidades. Já cheguei a negar trabalhos mais bem remunerados, e se só olhasse para salário, jamais teria me tornado professor.
Você tem uma visão extremamente pejorativa do que seja “vender mão de obra”, e já deixou isso claro em outros tópicos. Mas despreza totalmente o fato de que as pessoas podem, e devem, também escolher o lugar onde trabalham. E devem mudar de emprego quando estiverem insatisfeitas.
Nem todo mundo topa um trabalho medíocre só por dinheiro. E nem todo trabalho existente para os CLTs nas empresas é medíocre.
[quote=lkbm][quote=ViniGodoy][quote=lkbm]
Com dinheiro você pode fazer o que quiser, inclusive comprar conhecimento.
Mas agora surgiu uma dúvida, se apessoa estiver disposta a ir vender sua mão de obra para uma empresa ou alguém que tem uma idéia, isso não é usar o dinheiro como fim?
[/quote]
Depende do que levou essa pessoa a preferir uma empresa no lugar de outra. Você pode trocar um emprego que tem uma remuneração por outro que tenha um pouco menos, mas melhores condições de trabalho, melhores projetos, tecnologias mais interessantes, etc.[/quote]
Ou pode contribuir com algum projeto opensource se dinheiro não é o seu fim…
Quem vende sua mão de obra é porque valoriza mais o dinheiro do que “condições de trabalho” ou mesmo autonomia de decidir em que projeto trabalhar já que essa decisão agora vai caber a um gerente decidir no lugar da pessoa.[/quote]
Quem vende sua mão de obra valoriza seu conhecimento e seu trabalho, além de colher os frutos que esse trabalho vai lhe propor(incluso dinheiro).
Quem se vende sem conhecimento não chega a lugar algum, aliás só decepciona seus clientes. Pior se for médico ou engenheiro, e nosso país está cheio desses.
[quote=juliocbq]
Quem vende sua mão de obra valoriza seu conhecimento e seu trabalho, além de colher os frutos que esse trabalho vai lhe propor(incluso dinheiro).[/quote]
Por contrato seu empregador é dono de tudo que você produz.
Discordo. Muitos que não tem conhecimento pra fazer uma cirurgia ou criar um software podem ainda ter sucesso em cargo de liderança ou gestão ou qualquer perfil menos técnico e até se tornar o seu chefe.
[quote=lkbm]
Por contrato seu empregador é dono de tudo que você produz.[/quote]
Pensamento pequeno,
Por contrato você também pode ter direito a vários recursos como treinamentos e cursos de qualidade, como o serpro aplica nos seus funcionários. Se trabalho na minha empresa também o projeto é meu no final das contas.
Outro pensamento pequeno. Não precisam de conhecimento técnico, mas administrativo com certeza. Ou acha que pagariam mais a um gerente somente por querer ser “gerente”?
Nossa, que besteira. Minha vida inteira trabalhei como funcionário, vendendo mão de obra e nunca tive como prerrogativa principal o valor do salário. Sempre procurei me empregar em empresas que oferecem um desafio interessante e outros tipos de oportunidades. Já cheguei a negar trabalhos mais bem remunerados, e se só olhasse para salário, jamais teria me tornado professor.
Você tem uma visão extremamente pejorativa do que seja “vender mão de obra”, e já deixou isso claro em outros tópicos. Mas despreza totalmente o fato de que as pessoas podem, e devem, também escolher o lugar onde trabalham. E devem mudar de emprego quando estiverem insatisfeitas.
Nem todo mundo topa um trabalho medíocre só por dinheiro. E nem todo trabalho existente para os CLTs nas empresas é medíocre.[/quote]
Nem todo mundo topa um trabalho medíocre só por dinheiro. E nem todo trabalho existente para os CLTs nas empresas é medíocre.[/quote]
Tem razão. Não é todo mundo.
Só a maioria.[/quote]
Me parece nesse tópico que é justamente o contrário. E com essa afirmação já deu para ter uma boa idéia de como funciona a tal da geração y.