A VM Mais rápida

5 respostas
dukejeffrie

Fala, galera… hoje descobri a tal da JRockit, a VM da BEA. Eles dizem que é a mais rápida que tem, mas o squirrel demorou quase o dobro do tempo pra iniciar.

Existem benchmarks, ou coisas assim, entre as VMs? Alguém aqui usa JVMs alternativas?

[]s!!

5 Respostas

Rafael_Steil

Eu tentei rodar ela num redhat mas nao consegui… que sistema vc rodou?/

Rafael

dukejeffrie

Num RedHat!! Estranho… aqui é 7.3.

Depois de alguns testes, eu acho que pode ser até que seja a mais rápida, mas com certeza não é a mais econômica.

Com a Rockit, o squirrel terminava de carregar com 20Mb/30Mb de heap. Na máquina da sun, mesmo hardware, 3.5/5.5

A VM usa RAM demais… aqui eu tenho 256 total, e eu rodo várias coisas. Acabou ficando prejudicada. Talvez numa máquina onde só rode ela, ela deite e role e realmente vença na performance… Aqui que a disputa é massiva, atrapalhou mais do que ajudou.

[]s

ozielneto

Infelismente a JVM mais rápida realmente, ainda é a do Windows com o HotSpot Server ou Client, pois o JIT é mais evoluido, e ela ocupa menos memória que as demais. As Threads nativas no Windows, rodam no mesmo processo.

A JDK 1.2 no linux, usa GreenThreads(Emuladas).

O Linux ainda sofre problemas com o GC e DGC, devido o SPAWN de processos quando se usa uma JVM com NativeThreads, como a JDK 1.3 ou JDK 1.4.

O UNIX, já não se incomoda com no Windows, pois as suas Threads não são SPAWNS de processo, e rodam em LWPs(LightWeight Process) desde a JDK 1.0.

A SUN Estuda uma maneira de corrigir o problema das Threads nativas no Linux, e provavelmente deve sair JRE 1.5 (Tiger).

[]´s

Rafael_Steil

Ha ainda o fator do suporte a threads do novo kernel ( 2.6 ) ter evoluido muito, o que deve ajudar a um aumento de performance no Linux.

Agora, um lance que eu tava lendo eh que a JVM da MS ser mais rapida deve ao fato de ter otimizacoes especificas para os processadores Intel ( principalmente ), devido a parceria de longa data entre a MS e Intel, o que deve garantir acesso a alguns recursos e registradores mais “obscuros”.
Nao confirmo, mas eh muito provavel ser verdade :slight_smile:

Rafael

Daniel_Quirino_Olive

Bom, eu uso o JRockit como JIT (aprendi a fazer isso aqui: http://www.neward.net/ted/weblog/index.jsp?date=20030307#1047039075001) e o desempenho em aplicações server-side é visivelmente melhor (fiz testes em um 1 Athon 1.6Ghz, 512mb de RAM dual-boot Windows XP Pro e RedHat 8, JVM 1.4.1 da Sun, Tomcat 4.1.12). Cheguei a fazer uma medição com o JMeter e, em alguns picos, a JVM da Sun com JIT da BEA chega a ter uma performance 45% superior do que a JVM da Sun com JIT Hotspot. Mas, é claro, nada cientificamente formal :wink: .

Criado 21 de fevereiro de 2003
Ultima resposta 27 de mar. de 2003
Respostas 5
Participantes 4