Olá a todos…
Seguinte… estou com um problema e não consegui pensar em uma boa solução ainda… É o seguinte…
Tenho 3 areas a4j:region com o atributo renderRegionOnly setado como true, porque cada uma delas não deve apagar os valores colocados nos campos das outras…
O problema é que cada uma delas tem um botão que executa uma validação no ManagedBean e lança uma mensagem, que não é rerenderisada pois os regions estão limitando os eventos ajax somente dentro das respectivas regiões.
Usei o a4j:region, pois cada uma das regiões, possuem alguns a4j:outpupanel com ajaxRendered=true para renderizar trechos de código de acordo com a necessidade (escolha do usuário com a tela aberta).
Se alguém tiver alguma ideia, agradeço…
Se estiver complicado d+ de entender posso fazer um pseudo código para detalhar melhor.
Att, Marco.
vc pode dar um rerender no seu componente de mensagens ou adicionar um componente de mensagens dentro de cada region
abrassss
Pois é… foi minha primeira tentativa, chamar o rerender da mensagem pelo botão que executa o evento ajax…
Não aconteceu nada…
Estou evitando utilizar a mensagem junto à região, por fugir do padrão dos nossos sitemas e ter que tratar de alguma forma mensagens geradas ao submeter o formulário todo…
De qualquer forma, valeu…
Se eu clico em salvar na minha página, outros campos da tela serão validados. As mensagens seriam lançadas e apareceriam em todos os lugares que eu tiver o messages.
Como eu limitaria as mensagens apenas para o a4j:region?
grande problema cara… eu e varias pessoas que tenho contato tem o mesmo problema mas ngm conseguiu solucao!!!
uma “solucao” que achei foi usar apenas h:message e renderizar cada uma de acordo com o botao acionado afff… jsf 
abrasss
Resolvi, eu tava fazendo besteira, lógico…
Arranquei fora o region e tirei fora o ajaxRendered=true dos a4j:outputPanel…
o a4j:outputPanel sozinho jah resolvia meu problema inicial, de trazer para a tela somente o que tem rendered com condição true e que eu pudesse controlar isto no cliente com o rerender de outros campos…
Valeu… Abraço!!!