Abas com jsf

Bom galera tenho dois problemas que eu nao to conseguindo resolver um deles é que em cada aba eu tenho um formulario e em cada uma delas e um botao quando o usuario apertar o botao a aba deve mudar para a proxima, junto a isso as outras abas depois da aba na qual o usuario estar devem ser desabilitadas, tais so serao habilitadas quando o usuario apertar o botao de submit da aba atual e entao ir pra proxima!!

o switchType das abas esta no cliente

Valeu galera!!

Abraçao!!!

Rafael, se eu entendi direito você tem várias abas mas quer que somente uma apareça por vez certo?

Se for isso mesmo por que você está usando várias abas? Se cada “aba” tiver um cógido muito extenso crie um arquivo para cada “aba” sua. Depois use somente um arquivo para ser carregado na sua iew, e assim trabalhe com reRenders nessas subPáginas dessa maneira:

<a4j:outputPanel id="pagina1" rendered="aqui você coloca um boolean que vai controlar a renderizacao">
       <aqui você vai colocar o include que chama a sua subPágina ou diretamente o código dela.>
</a4j:outputPanel>

<a4j:outputPanel id="pagina2" rendered="aqui você coloca um boolean que vai controlar a renderizacao">
       <aqui você vai colocar o include que chama a sua subPágina ou diretamente o código dela.>

<a4j:outputPanel id="pagina3" rendered="aqui você coloca um boolean que vai controlar a renderizacao">

<BOTOES>

Dessa maneira vc controla qual painel vai estar renderizado na vez através dos booleans e no botoes vc pode fazer mesma coisa se precisa de um diferente para cada pagina.

Essa é uma das maneiras de fazer isso… abraços