Alguém sabe e poderia me ensinar a fazer navegação em abas ?
Tipo eu gostaria de Colocar três abas no meu projeto
1-Uma para agendamento (onde o usuário cadastrará o agendamento)
2-Uma para atendimento (o novo agendamento será enviado para essa aba)
3-Para agendamento encerrado (o agendamento após concluido ficará nessa)
dá uma força ae pessoal mesmo que for só com idéias !
bem, vc pode usar pra criar abas dois tipos de componentes:
o JTabbedPane que será o pai de todas as abas que vc quiser inserir e o JPanel, esses por sua vez serão as abas em si.
um exemplo segue abaixo supondo que vc já está com um JFrame criado:
/*AQUIÉOPAIDETODASASABAS*/privateJTabbedPanegetPaiDasAbas(){if(jTabbedPane0==null){jTabbedPane0=newJTabbedPane();jTabbedPane0.addTab("agendamento",getAba1());//CHAMA OS MÉTODOS CONTENDO CADA ABAjTabbedPane0.addTab("atendimento",getAba2());jTabbedPane0.addTab("agendamento encerrado",getAba3());}returnjTabbedPane0;}privateJPanelgetAba1(){if(jPanel0==null){jPanel0=newJPanel();jPanel0.setVisible(false);jPanel0.setLayout(newGroupLayout());}returnjPanel0;}privateJPanelgetAba2(){if(jPanel1==null){jPanel1=newJPanel();jPanel1.setVisible(false);jPanel1.setLayout(newGroupLayout());}returnjPanel1;}privateJPanelgetAba3(){if(jPanel2==null){jPanel2=newJPanel();jPanel2.setLayout(newGroupLayout());}returnjPanel2;}
gerei esse exemplo no eclipse, mas vc pode fazer no netbeans se o estiver utilizando, basta vc criar um projeto e chamar o JTabbedPane clique nele com o botão direito => Add From Pallete => Container => JPanel e ir adicionando um por um sem precisar digitar linhas de código, digo isso no caso de urgência pois é sempre bom tentar digitar pra entender como o processo funciona.
espero ter ajudado,
flw abrax
M
Moska
Tipo se não fosse muito incomodo teria como me ensinar passo a passo ?
porque eu num tenho noção nenhuma disso aí
The_Punisher
hmm, entendi, foi mal!!!
bem nesse caso vamos começar pela IDE que vc está utilizando.
Eclipse, netbeans ou outra?
seria bom pra começar a entender um pouco mais sobre interface gráfica, vc dar uma olhada no menu de artigos daqui do fórum.
e procurar saber como funciona um pouco de AWT e SWING para começarmos a te ajudar ok?
tendo o básico vc pode avançar para conceitos de usabilidade de cada componente e assim por diante.