Dae galera… eu estou desenvolvendo um sistema web que será acessado mais ou menos por umas 100 pessoas simultaneas…
Eu criei uma classe de conexão e tal… cada processamento tipo…
Vou listar clientes, vou cadastrar cliente, tudo referente ao banco… eu estou abrindo e fechando a conexão… terei algum problema com isso??
Ou seria melhor deixar uma conexão estatica e sempre vou pegar essa conexão para tudo?
Obs:: Aqui a gente esta usando JDBC mesmo, nenhum framawork para esse projeto será incluído…
Se alguém tiver uma dica ou derepeten algum link com alguma sugestão…
Abraço!!
Abrindo e fechando conexões!
J
2 Respostas
C
Voce vai ter que tomar cuidado com o numero de conexoes ativas com o banco de dados, alguns SGBD´s tem restriçoes quanto ao numero de usuarios (INterbase da vida) . Mas o fato de voce gerenciar o numero de conexoes serve para voce tambem garantir a segurança dos dados de um modo geral.
Os padroes de projeto podem lhe dar uma maozinha quanto a isso, acho que voce pode usar o Singleton para gerenciar as instancias da conexao direta com o banco, isso no caso do banco para as classes DAO, dai voce terá que pensar quanto as sessões dos usuarios e outras coisas mais.
B
Ola,
Seria muito interessante vc criar um pool para gerenciar isto, ou até usar um pool pronto… o tomcat tem um bem legal, por exemplo, e assim facilita a vida.
Criado 25 de outubro de 2007
Ultima resposta 26 de out. de 2007
Respostas 2
Participantes 3
Alura Sistemas operacionais: entenda seu conceito e suas funções Descubra o que são sistemas operacionais, suas funções e tipos. Aprenda tudo de forma clara e objetiva. Não perca tempo!
Casa do Codigo Orientacao a Objetos: Aprenda seus conceitos e suas... Por Thiago Leite e Carvalho — Casa do Codigo