Pessoal estou terminando um software e coloquei um jmeuitem ‘ajuda’ e gostaria de que ele abrisse o arquivo de ajuda em pdf que vai estar na pasta lib do executável, atualmente estou usando o linux para programar mas ele também poderá ser rodar em windows, eu usei o System.getproprietes("os.home")
etc para saber se é linux ou windows se for linux uso o caminho /home/usuario/myProgram se for windows leio aletra do drive (C:, D:, F:) e uso /myProgram . Não estou conseguindo fazer isso, necessito ajuda, mu os éo LUbuntu (lightweight Ubuntu) 12.04 amd 64 JDK7u5 e JRE 7u5.
Obrigado
[quote=pedro.deus]Pessoal estou terminando um software e coloquei um jmeuitem ‘ajuda’ e gostaria de que ele abrisse o arquivo de ajuda em pdf que vai estar na pasta lib do executável, atualmente estou usando o linux para programar mas ele também poderá ser rodar em windows, eu usei o System.getproprietes("os.home")
etc para saber se é linux ou windows se for linux uso o caminho /home/usuario/myProgram se for windows leio aletra do drive (C:, D:, F:) e uso /myProgram . Não estou conseguindo fazer isso, necessito ajuda, mu os éo LUbuntu (lightweight Ubuntu) 12.04 amd 64 JDK7u5 e JRE 7u5.
Obrigado[/quote]
Ola Pedro, você pode usar um endereço relativo para deixar o ficheiro, tipo dentro da pasta “src” ou no directorio raiz do Projecto (que pode ser ate melhor) ou qualquer do seu projecto e so terias de indicar o caminho da segunte maneira:
"Ajuda.pdf"
ou
"src\Ajuda.pdf"
uma fez que ele esta no directório raiz do projecto, ou no endereço relativo, você não terá problemas com o sistema Operativo
Ja para abrir o pdf em qualquer sistema operativo eu uso a classe “java.awt.Desktop”
aqui esta um pequeno exemplo:
Desktop desktop = null;
if (Desktop.isDesktopSupported()) {
desktop = Desktop.getDesktop();
desktop.open(new File("Ajuda.pdf")); // ou pode ser : desktop.open(new File("src\Ajuda.pdf")), dependendo do caminho que escolhes te, mas é muito importante que ele seja relativo
}
essa classe ai, vai ao sistema e verifica o programa Default para abrir pdf’s e ela abre para voce
Muito mas muito obrigado mesmo