Abrir Janela ao clicar em ítem do menu

Ola Pessoal,
Sou completamente leigo em Java, estou começando agora e gostaria muito da ajuda de vocês.
Gostaria de saber como eu faço para criar uma tela principal, onde nesta tela eu tenha um menu e ao clicar e um ítem do menu, abra uma nova janela filha com o meu conteúdo do programa.

Por exemplo: Uma janela principal do programa ai o usuário clica no menu Cadastro - Usuários, ai abre a tela de cadastro de usuários…

Eu não tenho nada criado, mas gostaria de saber como inciar…

Muito obrigado pela ajuda!

Temos variadas formas de fazer isso … uma delas e acho que a mais simples é essa:

Você tem o form menu, e cria um novo form de cadastro de usuario …

FormMenu
FormCadUsua

Ai você coloca um botão e no ActionPerformed (botão direiro em cima do botão > events > action > ActionPerformed (NetBeans)) você coloca a seguinte linha de comando:

new FormCadUsua().setVisible(true);

Não esqueça de colocar as propriedades do FormCadUsua no atributo defaultCloseOperation a opção disponse, para ele matar o form quando o mesmo for fechado, pois o padrão ele mata a aplicação quando vc clica no X, e se você deixar hide ele fica ocupando memoria …

Ai se no seu FormCadUsua tiver um btnSair por exemplo você faz o mesmo procedimento (ActionPerformed) e coloca:

this.disponse();

E fica tudo certo ^~

Abraço …

Obrigado pela resposta amigo.

Engraçado, pois no meu NetBeans não consigo fazer funcionar minha interface gráfica para adicionar compontentes, como botões, etc… Estou fazendo tudo na mão… Você sabe porque?

Quando eu faço isto, não sei porque, mas ele abre o form CadUsua mas não carrega os componentes que estão dentro dele. Ele abre totalmente fechado (minimizado) no canto superior esquerdo da tela e não carrega meus botões nem textbox. Quando eu rodo pelo NetBeans diretamente este form CadUsua, ele carrega normalmente os componentes… O que pode ser?