Abrir Janela ao clicar em ítem do menu

Ola Pessoal,
Sou completamente leigo em Java, estou começando agora e gostaria muito da ajuda de vocês.
Gostaria de saber como eu faço para criar uma tela principal, onde nesta tela eu tenha um menu e ao clicar e um ítem do menu, abra uma nova janela filha com o meu conteúdo do programa.

Por exemplo: Uma janela principal do programa ai o usuário clica no menu Cadastro - Usuários, ai abre a tela de cadastro de usuários…

Eu não tenho nada criado, mas gostaria de saber como inciar…

Muito obrigado pela ajuda!

Temos variadas formas de fazer isso … uma delas e acho que a mais simples é essa:

Você tem o form menu, e cria um novo form de cadastro de usuario …

FormMenu
FormCadUsua

Ai você coloca um botão e no ActionPerformed (botão direiro em cima do botão > events > action > ActionPerformed (NetBeans)) você coloca a seguinte linha de comando:

new FormCadUsua().setVisible(true);

Não esqueça de colocar as propriedades do FormCadUsua no atributo defaultCloseOperation a opção disponse, para ele matar o form quando o mesmo for fechado, pois o padrão ele mata a aplicação quando vc clica no X, e se você deixar hide ele fica ocupando memoria …

Ai se no seu FormCadUsua tiver um btnSair por exemplo você faz o mesmo procedimento (ActionPerformed) e coloca:

this.disponse();

E fica tudo certo ^~

Abraço …

Obrigado pela resposta amigo.

Engraçado, pois no meu NetBeans não consigo fazer funcionar minha interface gráfica para adicionar compontentes, como botões, etc… Estou fazendo tudo na mão… Você sabe porque?

Quando eu faço isto, não sei porque, mas ele abre o form CadUsua mas não carrega os componentes que estão dentro dele. Ele abre totalmente fechado (minimizado) no canto superior esquerdo da tela e não carrega meus botões nem textbox. Quando eu rodo pelo NetBeans diretamente este form CadUsua, ele carrega normalmente os componentes… O que pode ser?

Você está precisa de um metodo para dar vida para seu form, tipo um metodo privado como um private void initComponents() {} onde vc da vida a todos os componentes do form, ai no metodo construtor do formulario CadUsua vc chama esse metodo, veja se isso resolve … não sou muito forte com interfaces graficas …

Abraço

[quote=jgavazzisp]Você está precisa de um metodo para dar vida para seu form, tipo um metodo privado como um private void initComponents() {} onde vc da vida a todos os componentes do form, ai no metodo construtor do formulario CadUsua vc chama esse metodo, veja se isso resolve … não sou muito forte com interfaces graficas …

Abraço[/quote]

Ola amigo, obrigado pela resposta.
Eu não entendi bem o que você disse. Pesquisei sobre metodos conforme informado, mas não encontrei nada útil.
Sou realmente bem leigo no assunto…
VOcê pode exemplificar, por favor, melhor?

Muito obrigado!

[code]class telaPrincil{
public telaPrincipal(){
//esse eh o construtor da tua classe
//aqui na acao do teu botao voce faz uma chamada para o construtor da classe cadastro
//
new cadastro().setvisible(true);

}
}

class cadastro{
public cadastro(){
//contrutor da tua classe cadastro
//e aqui dentro do construtor você chama
initComponents();
}
private void initComponents(){
//aqui estao todos seus botoes e textfields criados!!
}
}[/code]
flw espero ter ajudado

Fantástico Amigo,
Funcionou perfeitamente.

Muito Obrigado!