Programo em java há um ano e meio. Mas sempre executei meus programas pelo netBeans. Agora eu queria saber: como faço para executar meu programa a partir de um ícone (atalho) na área de trabalho do desktop? Ou seja, como faço para salvar o pragrama para abri-lo depois ela área de trabalho (como se faz com todo e qualquer programa = pelo atalho)?
Aplicativo e resources empacotados num arquivo jar: Declare o arquivo como aplicativo associado ao ícone (atalho), dado que o sistema operacional associa a extensão [color=green].jar[/color] ao comando [color=darkred]java -jar[/color] por default (parte silenciosa da instalação do JRE/JDK).
Obs.: Em algumas distros Linux é necessário criar “manualmente” a associação de tipo de arquivo x comando.
Aplicativo c/comando complexo (múltiplos argumentos, usando/alterando variáveis de ambiente, diretórios específicos, etc): Crie um arquivo batch/script a ser associado ao ícone, contendo as declarações de variáveis do sistema e comandos p/execução do aplicativo.
Obs.: No Linux, dê permissão de execução ao script conforme conveniência.
Algumas sugestões e recomendações:
[list]Na duvida de uso do comando java, leia a documentação: JDK Development Tools[/list] [list]Planeje que os aplicativos funcionem em diretórios próprios, bem organizados dentro do possível.[/list] [list]Distribua os aplicativos empacotados em arquivos jar por conveniência e segurança.[/list]
Programo em java há um ano e meio. Mas sempre executei meus programas pelo netBeans. Agora eu queria saber: como faço para executar meu programa a partir de um ícone (atalho) na área de trabalho do desktop? Ou seja, como faço para salvar o pragrama para abri-lo depois ela área de trabalho (como se faz com todo e qualquer programa = pelo atalho)?
Lembrando que no Linux, para você executa-lo direto da área do Desktop ou outro diretório qualquer, é necessário criar um link simbólico em /usr/bin, e depois criar um lançador no diretório que você quiser. Caso contrário, terá de executar via shell: