Abrir relatório em Excel

Olá amigos. Minha dúvida é o seguinte:

Eu uso o código abaixo para abrir, pela minha aplicação, um relatório no JasperViewer (iReport). Ele abre normalmente, mas como eu faço para abrir em excel?
Quando eu abro no JasperViewer e tento salvar este relatório em excel simplesmente não salva. Tenho que importar algum .jar para minha aplicação?


import net.sf.jasperreports.engine.JRException;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperPrint;
import net.sf.jasperreports.view.JasperViewer;



@SuppressWarnings({ "unchecked"})
   private void EquipamentosPatio( ) throws JRException, Exception
   {
   Connection con = getConnection( );
   Map parameters = new HashMap( );
   //pega o caminho físico até o arquivo .jasper   
   String path = System.getProperty("user.dir") + "/Relatorios/EquipamentosPatio.jasper";
   File file = new File(path);
   file = file.getAbsoluteFile( );
   String repStr2 = file.getPath( );
   try{
   JasperFillManager.fillReportToFile( repStr2, parameters, con );
   JasperPrint jasperPrint = JasperFillManager.fillReport(repStr2,parameters,con);
   JasperViewer viewer = new JasperViewer(jasperPrint, false);   
   viewer.setVisible(true);
   }catch(JRException jex){
   mostrarErro("JasperException: "+jex.getMessage( ));
   }catch(Exception ex){
   mostrarErro(""+ex.getStackTrace( ));
   }
   }

[color=darkblue] Como gerar relatórios em excel, você sabe qual api usar para gerar relatórios em Excel ?[/color]

metaleiro

Eu não sei qual API se usa.

Na verdade o próprio JasperReports já possui a API e permite gerar relatórios em Excel. Dá uma olhada no exemplos na NET. Até hoje eu só fiz isso usando o iReport, mas como o iReport tem o JasperReports por dentro…

Só complementando, tem o JExcel (http://jexcelapi.sourceforge.net) para manipulação de planilhas, caso for necessário.

:joia:

evandro.santos

Eu consigo abrir o relatório em excel dentro do iReport, o que eu não consigo é abrir em excel na minha aplicação. tenho que importar algum jar?

[color=darkblue] Eu usei o JExcel, ele funcionou bem comigo, gerei uma planilha buscando os dados na base e ele também lê uma planilha :[/color]

JEXCEL TUTORIAL
JEXCEL API

[color=darkblue] Agora a única API que conheci que realmente abria uma planilha de Excel na tela era a Fórmula 1, se você conseguir usar ela :[/color]

FORMULA ONE

[color=darkblue] Com o Jasper, já usei para PDF, tem que importar vários jars para aplicação, todos do IRport, dai provavelmente você irá conseguir usar na aplicação[/color]