Gente, me ajudem a entender como funcionaria o BD, pode ser?
Seguinte, tenho uma classe mesa, que gerencia os produtos que uma mesa consome… e tenho uma outra classe que é a GUI, que é ‘carregada’ com esse objeto…
Eis a classe Mesa:
public class Mesa {
Produto[] prod = new Produto[10000]; //deveria substituir isso por um ArrayList para facilitar minha vida, farei isso mais tarde...
Produto aux; //desnecessário se eu tivesse uma arrayList...
private double total;
private int i,j,count=0;
private int numero_Mesa;
[....]
bom, a moral da história, como seria o relacionamento da tabela “Mesa” com a LISTA de produtos ? … outra coisa, eu ainda nao implementei, mas essa mesa deveria ter um atributo do tipo DATA, para quando ‘finalizar’ a venda eu registrar no BD a data que foi finalizado, isso para que eu possa fazer relatorios de venda… tipo,
todos os produtos vendidos no dia TAL… ou todos os produtos vendidos do dia tal para dia tal…É possível?
obrigado
pronto, por questões de elegancia, facilidade, ja mudei o que eu havia comentado…
[code]
public class Mesa {
ArrayList<Produto> prod = new ArrayList<Produto>();
private double total;
private int i,j;
private int numero_Mesa;[/code]
mas o problema continua! 
O relacionamento que você descreveu, será refletido no banco como uma relação de muitos para muitos… No Hibernate (supus que utiliza hibernate porque ta no forum de frameworks) tem a anotação @ManyToMany que voce pode colocar no atributo prod… a configuração disso no xml eu não lembro de cor, mas ja fica mais fácil para voce pesquisar 
Obs: Para essa anotação voce pode colocar a tabela que vai ser criada para esse relacionamento, eu acho…
“Por tras dos panos” o que acontece é que vai ter uma tabela ‘auxiliar’ porque isso é necessário quando tem uma relação de N para N (muitos para muitos). Essa tabela geralmente contém apenas chaves estrangeiras para as duas tabelas da relação, por exemplo uma tabela mesa_produto que contém dois campos, cod_mesa e cod_produto, daí para você resgatar os produtos de uma dada mesa, é só consultar esta tabela com o código da mesa que você quer 
Obrigado pela resposta amigo,
eu pretendo usar um bd embutido, o hsqldb…
modifica em algo?
abraços
Não conheço o hsqldb, mas se ele for relacional a linha de raciocínio é a mesma