Abstract Factory

3 respostas
V

Estudando padrões, me deparei com uma dúvida na implementação do Abstract Factory. Pelo que entendi ele nada mais é do que ter uma classe abstrata como classe Pai e suas filhas implementando seus próprios métodos. Daí o Factory cria a classe solicidada e a Pai vai ter o comportamento da filha que a fábrica trouxe. Exemplo:

Carro carro = Fabrica.getCarro("Ferrari");

carro.correr();

Carro carro = Fabrica.getCarro("Fusca");

carro.correr();

Carro é minha classe abstrata e cada carro vai correr de acordo com o que a fábrica trouxer. Minha dúvida: E caso Ferrari tenha uma implementação diferente de fusca. Onde implemento ela. Se fizer na classe carro, a Fusca vai exigir sua implementação.

Espero ter sido claro.

3 Respostas

tnaires

O padrão Abstract Factory não abrange apenas um tipo geral e suas implementações, mas sim famílias desses tipos. Se tivermos simplesmente uma interface Carro e classes que implementam Carro, possivelmente estamos falando de um Factory Method simples.

V

Independente ou não se ser um Abstract Factory, esta não é minha dúvida. Este é um simples exemplo e minha dúvida é quanto ao método. Caso não queira ajudar, não precisa dar palpites. Obrigado.

tnaires

OK, não precisa se enfezar. Afinal minha intenção foi ajudar mesmo. Se puder explicar melhor sua dúvida…

Criado 24 de setembro de 2009
Ultima resposta 24 de set. de 2009
Respostas 3
Participantes 2