Abstract, Fiz Correto?

5 respostas
ClaudioDEV

Olá, estou estudando Java, gostaria de saber na opinião dos amigos, se o código que eu desenvolvir esta correto ou não!

[color=red]Calculadora.java[/color]
package Conta;

public abstract class Calculadora {

abstract double somar(double x, double y);
    abstract double subtrair(double x, double y);
    abstract double dividir(double x, double y);
    abstract double mutiplicar(double x, double y);

}
[color=red]CalculadoraTeste.java[/color]
package Conta;

public class CalculadoraTeste extends Calculadora {

@Override
    double somar(double x, double y) {
       return (x + y);
    }

@Override
    double subtrair(double x, double y) {
        return (x - y);
    }

@Override
    double dividir(double x, double y) {
        return (x / y);
    }

@Override
    double mutiplicar(double x, double y) {
        return (x * y);
    }

}
[color=red] Principal.java[/color]
package Conta;

public class Principal extends CalculadoraTeste
{
    public static void exibir(double valor)
    {
       System.out.println(valor);
    }

public static void main(String args[])
    {
         CalculadoraTeste cxx = new CalculadoraTeste();
         double retorno = cxx.mutiplicar(5, 2);
         exibir(retorno);

}
}

Gostaria de saber, se é correto fazer dessa maneira, ou estou fazendo tudo errado! Obrigado.

5 Respostas

rafaelvalerini

De uma maneira geral, está correto seu exemplo… o conceito está sendo aplicado… mas eu não usaria dessa forma neste exemplo de calculadora…

Eu explico pq…

O Intuito de criar uma classe abstrata, é mascarar a implementação de alguns métodos. Sendo assim, quando você cria uma classe abstrata, ela pode ser implementada por mais de uma classe concreta, correto?

Isso acontece pois para cada classe concreta que implementa Calculadora.java, haverá uma especialização, ou seja, os métodos teoricamente deverão ser implementados de uma forma diferente…