Access

:frowning: Quero criar um comando para insefir fotografia no access, de forma que fique leve e possa imprimir em relatórios. por favor me ajudem!!!

A maneira mais rápida e fácil para isso é você armazenar a path de onde está sua imagem no banco, assim você pode armazenar a imagem sem precisar carregar ela no banco, ainda mais sendo Access que não é lá essas coisas para ficar guarando binários grandes.

O contra disso tudo, é que não fica tudo centralizado em um local só, porém para o access, vejo essa como a melhor solução.

por favor me passem como fazer isso de forma que possa imprimr em um relatório a foto também.

por favor me passem como fazer isso de forma que possa imprimr em um relatório a foto também.[/quote]

Por exemplo, você tem no seu banco access uma tabela chamada:

CLIENTE

Onde nessa tabela consta os dados de todos os clientes de seu sistema. Você tem como um dos campos IMG_SRC, do qual você aponta a foto do cliente relacionado nessa tabela:

CAMPOS :

• NOME : VARCHAR2
  • TELEFONE : VARCHAR2
  • ENDERECO : VARCHAR2
  • SITUACAO : NUMBER
  • IMG_SRC : VARCHAR2
    .
    .
    .

Em algum lugar do seu sistema (ambiente web por exemplo), voc√™ quando for efetivar uma requisi√ß√£o POST para armazenar as infos do cliente, ent√£o passar√° como par√Ęmetro al√©m dos dados do NOME, TELEFONE, tamb√©m a IMG_SRC onde ter√° a ‚Äúpath‚ÄĚ no servidor do arquivo de img do cliente ex:

IMG_SRC="/db/imagem/cli_pedro_alcantara.png"

Então você facilmente poderá obter os dados do cliente e exibir a imagem na tela, usando por exemplo a tag HTML .

Acho que ficou mais claro agora! Qualquer d√ļvida pergunte novamente!