Access

:frowning: Quero criar um comando para insefir fotografia no access, de forma que fique leve e possa imprimir em relatórios. por favor me ajudem!!!

A maneira mais rápida e fácil para isso é você armazenar a path de onde está sua imagem no banco, assim você pode armazenar a imagem sem precisar carregar ela no banco, ainda mais sendo Access que não é lá essas coisas para ficar guarando binários grandes.

O contra disso tudo, é que não fica tudo centralizado em um local só, porém para o access, vejo essa como a melhor solução.

por favor me passem como fazer isso de forma que possa imprimr em um relatório a foto também.

por favor me passem como fazer isso de forma que possa imprimr em um relatório a foto também.[/quote]

Por exemplo, você tem no seu banco access uma tabela chamada:

CLIENTE

Onde nessa tabela consta os dados de todos os clientes de seu sistema. Você tem como um dos campos IMG_SRC, do qual você aponta a foto do cliente relacionado nessa tabela:

CAMPOS :

  • NOME : VARCHAR2
  • TELEFONE : VARCHAR2
  • ENDERECO : VARCHAR2
  • SITUACAO : NUMBER
  • IMG_SRC : VARCHAR2
    .
    .
    .

Em algum lugar do seu sistema (ambiente web por exemplo), você quando for efetivar uma requisição POST para armazenar as infos do cliente, então passará como parâmetro além dos dados do NOME, TELEFONE, também a IMG_SRC onde terá a “path” no servidor do arquivo de img do cliente ex:

IMG_SRC="/db/imagem/cli_pedro_alcantara.png"

Então você facilmente poderá obter os dados do cliente e exibir a imagem na tela, usando por exemplo a tag HTML .

Acho que ficou mais claro agora! Qualquer dúvida pergunte novamente!