Aceitação de outro profissional no mundo TI

Oi
Sou profissional de nível superior formado em física atuante em física médica à 12 anos. Sempre tive a informática/programação como hobby ou parte de estudos usando códigos de simulação computacional em minha área.
Atualmente venho pensando em mudar para a área de TI, mas, embora algumas pessoas me estimularam, outras não o fizeram me dizendo que a minha idade de 37 anos e por não ser formado em curso de graduação relacionado diretamente a área seria um grande problema.
As perguntas são:

1. Com esse perfil, existe chances no mercado de trabalho?
  2. Me matriculei em um curso de programador Java com vistas a certificação. Seria essa uma boa maneira de entrar na área?
  3. O salário médio de um programador Java é de quanto?

Muito obrigado.

Sandro.

Claro! Se vc já tem experiencia em desenvolvimento, tem a logia e conhece a linguagem que pretende programar, as oportunidades não devem ser encerradas pela falta de uma graduação na área especifica. Conheço muuuitos desenvolvedores que vem de outras áreas. Administração, Engenharia eletrica e eletronica são as recordistas

Muito bom mesmo. Vc com uma graduação, qualquer que seja e uma certificação em Java já te garante uma peneira melhor nas contratações. Tendo o conhecimento da linguagem, sua cadeira inicial passa desapercebida.

Depende. Falando de PJ que eu não conheço o mercado CLT… Inicalmente, aqui no Rio, estão pagando entre 20 e 25/HH para um iniciante. Este valor pode chegar, em + ou - 1 ano a 30 a 35/HH, quando te elevarem pra pleno/senior.
Depois dai, o céu é o limite!

1) Com esse perfil, existe chances no mercado de trabalho?

Sempre há chances, e sendo formado em alguma coisa é melhor do que não ser formado em nada, e pelo menos sua área envolve tecnologia, raciocínio lógico em conhecimentos em matemática e computação básica.

2) Me matriculei em um curso de programador Java com vistas a certificação. Seria essa uma boa maneira de entrar na área?

Cara, certificação é bom, mas nunca será tudo, por você não ter experiência profissional fica um pouco complicado de conseguir boa colocação logo de cara, mas da sim para entrar no mercado.

3) O salário médio de um programador Java é de quanto?

Existem diversos tópicos aqui que abordam o tema de salário na área
esse
esse também

1. Sempre tem lugar para mais um.

2. Sim, mas recomendo dedicacao e estudo.

3 - Depende da regiao, pode variar bastante(1000 a 8000), porem programador em si nao e muito valorizado, outros conhecimentos como analise, lideranca e boa comunicacao fazem parte de um bom profissional.

Porem sem experiencia alguma nao espere ganhar mais de que um pacote de rosquinhas mabel e um tapinha nas costas.

Pense bem e veja se realmente e de seu interesse muda de area, suas motivacoes, etc.

Sou formado em Desenho Industrial / Programação Visual (Design Gráfico), MBA em Desenvolvimento de Sistemas em Ambiente Web. Atualmente estou cursando a formação Desenvolvedor Java no Instituto Infnet aqui no Rio de Janeiro. Tenho como meta para 2008 a obtenção da Certificação SCJP. Assim como você sou formado em uma área diferente da de TI, porém, tenho recebido várias propostas para trabalhar com Java mesmo não sendo formado em Ciências da Computação ou outra carreira referente a informática.

Obrigado a todos vocês pelas mensagens. Elas tem sido de grande ajuda.

SrB.