Aceitação de outro profissional no mundo TI

Oi
Sou profissional de nível superior formado em física atuante em física médica à 12 anos. Sempre tive a informática/programação como hobby ou parte de estudos usando códigos de simulação computacional em minha área.
Atualmente venho pensando em mudar para a área de TI, mas, embora algumas pessoas me estimularam, outras não o fizeram me dizendo que a minha idade de 37 anos e por não ser formado em curso de graduação relacionado diretamente a área seria um grande problema.
As perguntas são:

1. Com esse perfil, existe chances no mercado de trabalho?
  2. Me matriculei em um curso de programador Java com vistas a certificação. Seria essa uma boa maneira de entrar na área?
  3. O salário médio de um programador Java é de quanto?

Muito obrigado.

Sandro.

Claro! Se vc já tem experiencia em desenvolvimento, tem a logia e conhece a linguagem que pretende programar, as oportunidades não devem ser encerradas pela falta de uma graduação na área especifica. Conheço muuuitos desenvolvedores que vem de outras áreas. Administração, Engenharia eletrica e eletronica são as recordistas

Muito bom mesmo. Vc com uma graduação, qualquer que seja e uma certificação em Java já te garante uma peneira melhor nas contratações. Tendo o conhecimento da linguagem, sua cadeira inicial passa desapercebida.

Depende. Falando de PJ que eu não conheço o mercado CLT… Inicalmente, aqui no Rio, estão pagando entre 20 e 25/HH para um iniciante. Este valor pode chegar, em + ou - 1 ano a 30 a 35/HH, quando te elevarem pra pleno/senior.
Depois dai, o céu é o limite!

1) Com esse perfil, existe chances no mercado de trabalho?

Sempre há chances, e sendo formado em alguma coisa é melhor do que não ser formado em nada, e pelo menos sua área envolve tecnologia, raciocínio lógico em conhecimentos em matemática e computação básica.

2) Me matriculei em um curso de programador Java com vistas a certificação. Seria essa uma boa maneira de entrar na área?