Aceitar ou não o emprego?

14 respostas
worlock257

Galera tó numa dúvida cruel, na semana passada fui fazer um processo seletivo pra um estágio de suporte. Na entrevista, fiquei sabendo que a vaga era pra tornar um analista de suporte daqui 6 meses até 8. Nesse tempo vou ficar me preparando mas, com carga horária total, 8hrs. Me ligaram hoje e falaram pra mim comparecer na quinta pra começar. O que vc’s acham?
Os problemas são:
1.Estou adorando programar principalmente em java, e se eu for pra essa área, meu conhecimento adquirido até agora vai ser praticamente perdido, por q ñ vou ter tempo de estudar.
2. O emprego e a facul é longe de ksa (resumindo vou ficar muído)
3. O que vocês acham dessa área?
4. Resumindo devo ir ou dispensar?

14 Respostas

EHS

Eu penso que se não é a área que vc gosta não vale a pena ir, a não ser que vc esteja precisando muito de um emprego.
Minha opinião

rafaelviny

tem que fazer oq vc gosta!!

é horrivel fazer uma coisa que vc não gosta, que vc nao se sente bem fazendo…

eu gosto de programar em java, e não consegui me adaptar muito bem programando em linguagens estruturadas

caraujocruz

Verifique se a empresa tem a area de desenvolvimento, eu era Analista de Suporte e consegui ser promovido a desenvolvedor Java, sempre estava em sintonia com a desenvolvimento e demostrei interesse e habilidade.

Abraço,

paulo1911

olá amigo,

Eu mesmo trabalhei com suporte por 7 anos, sabendo que meu maior desejo era programar.
Faz 2 anos que literalmente, pedi demissao da outra empresa e aceitei uma proposta aqui em sampa pra programar em java.
Agora me sinto bem melhor e principalmente ganhando melhor. Minha produtividade é bem superior que em suporte, me arrependo de nao ter aceitado proposta de programador antes. Porem hoje me sinto satisfeito.

Siga a area de desenvolvimento se é o que vc quer.
Abraço e boa sorte.

Vinny

Tudo tem o seu lado bom e ruim, não vai ser perca de tempo, vc vai ver como as coisas funcionam la no cliente, os problemas encontrados e as também as soluções para resolver os problemas.
E outra se esse é o unico emprego que vc tem na “mão” no momento, fica com ele, mais pra frente vc vai ter experience e concerteza vai conseguir outro emprego na area que vc realmente goste!

Y

worlock257:
Galera tó numa dúvida cruel, na semana passada fui fazer um processo seletivo pra um estágio de suporte. Na entrevista, fiquei sabendo que a vaga era pra tornar um analista de suporte daqui 6 meses até 8. Nesse tempo vou ficar me preparando mas, com carga horária total, 8hrs. Me ligaram hoje e falaram pra mim comparecer na quinta pra começar. O que vc’s acham?
Os problemas são:
1.Estou adorando programar principalmente em java, e se eu for pra essa área, meu conhecimento adquirido até agora vai ser praticamente perdido, por q ñ vou ter tempo de estudar.
2. O emprego e a facul é longe de ksa (resumindo vou ficar muído)
3. O que vocês acham dessa área?
4. Resumindo devo ir ou dispensar?

O fato de voce estar numa empresa de desenvolvimento já é positivo pra voce. Se voce entrar, sempre deixe claro que o que voce quer é desenvolver. Acredite, as empresas tem mais dificuldade em encontrar desenvolvedores do que suporte, entao, logo voce deve ter sua chance.

Agora, o fator distancia, cansaço é complicado mesmo, se financeiramente nao valer a pena complica mais ainda.

sergiolopes

Aqui em SP eu diria pra você não pegar e ir atrás de algo para desenvolvedor Java. Mas está chovendo emprego por aqui hoje. Não sei como é na sua cidade.

Kanin_Dragon

Jovem,

Aceitar esta oportunidade pode lhe trazer algumas insatisfações profissionais e pessoais. Você citou diversos pontos negativos a respeito da oportunidade como area de atuação, distância e a sua faculdade.

Mesmo com todos esses pontos negativos não entendi a sua dúvida ou receio em dizer NÃO.

Ou existe algum ponto positivo?

Boa sorte!

abs,

worlock257

Kanin Dragon:
Jovem,

Aceitar esta oportunidade pode lhe trazer algumas insatisfações profissionais e pessoais. Você citou diversos pontos negativos a respeito da oportunidade como area de atuação, distância e a sua faculdade.

Mesmo com todos esses pontos negativos não entendi a sua dúvida ou receio em dizer NÃO.

Ou existe algum ponto positivo?

Boa sorte!

abs,

Kanin a parte boa é que entrando nessa empresa eu posso conseguir alguma experiência (msm que distante) de algum contato com software, pra futuramente trabalhar com software.
A parte ruim (e isso tá pesando muito) é me distanciar da programação, justo nesse momento que estou gostando cada vez + da área. Já comprei alguns livros da área e estou me dedicando sempre q posso.
Estou confuso e muito!

douglaskd

eu aceitaria, alias eu trabalho com suporte

não é tão ruim, e dependendo da empresa tem tempo pra estudar e acessar o guj

eu acho um pouco fundamental conhecer um pouco de suporte.

vamos aos Prós:

• aprende a conversar com o usuario, (depende do usuario…você ganha a habilidade de explicar um assunto dificil, com palavras que o usuário entenda), isso tem certa Synergia com habilidades de Professor.
  • ganha a habilidade de problem determination (você consegue encontrar as raizes dos problemas mais rapidamente, na verdade é uma habilidade mais humana do que técnica)
  • aprende algumas siglas, sistemas, e pode até se interessar em construir alguma ferramenta para a área de suporte, ou área da empresa
  • você aprende sobre servidores, Firewall, DNS, DHCP, Active Directory, roteamento, web, servidor de aplicações. (isso tem um pouco de synergia com desenvolvimento, você não precisa se aprofundar, apenas conhecer como funcionam, o que funciona neles, o basico de configuração, se você desenvolve uma aplicação e o cliente diz que sua aplicação ta com erros, e você não os encontra, se você tem um pouco de noção de suporte, conseguirá provar para o cliente que não era problema na aplicação.
  • não menos importante, pra você que esta começando, é preferivel ter alguma experiência com carteira assinada.

vamos aos Contras:

• De inicio você vai achar que qualquer um consegue fazer o que você faz, depois de um tempo você ja faz tudo e consegue trabalhar tranquilo, ai você entra no feijão com arroz, seu trabalho não evolui e você sente que é um trabalho sem criatividade, sem desafios, e sem oportunidades, é nessa hora que você tem que começar a procurar vagas de desenvolvimento, ou areas corelatadas.
  • haverá coisas que você fará que nao tem muito haver com TI, como dar suporte a telefones, pabx, impressoras, ter que fazer inventario, cotar preços, ja houvi relatos de suporte a rede elétrica hehe.
  • é uma área menosprezada, vendedores, analistas de outras áreas, tem conhececimento bem menor, e acham que você é o cara da manutenção, como se fosse uma área braçal.
  • Problemas Impossiveis que não dependem de você, não são sua culpa, não é sua responsabilidade, e o primeiro que apontam és YOU.

mais entenda, é uma área de trabalho repetitiva, como se fosse mecanico ou tecnico eletronico, pode ser que você vai dar suporte a sistemas da empresa, e quando você sair, ninguem mais usa, e foi tudo perdido…

agora se você ficar em casa sem fazer nada, e sua mãe te chamar de vagabs, ai tem que aceitar mesmo…hehe

abraços

paulo1911

Entao amigo, como vc mesmo cita o ganho de experiência. Seria melhor vc pensar em uma oportunidade como trainee mesmo, pois conta muita experiencia tb.
Muitas empresas oferecem esse programa e muitas vezes a bem remunerado.
Não se precipite. Pense com calma. Você conhece o netcarreiras.com.br?
Corra atrás do que vc gosta, vc soh tem a ganhar.

Fallow

Anime

Oi,

Não gosto de responder esse tipo de pergunta, então vou passar minha experiência…

Tive uma oportunidade como programadora, a principio entraria como suporte e depois de 6 meses passaria a programadora e o salário seria correspondente, não aceitei, achei que me ofereceram muito pouco para os 6 primeiros meses. Isso já faz um ano, não tive outra oportunidade. Se tivesse aceitado, estaria trabalhando no que gosto com um bom salário… Tem uma frase que acho interessante…

Uma oportunidade nunca é perdida; há sempre alguém para aproveitar aquela que você deixou passar.

Obs: Não tem como comparar o mercado de São Paulo capital com o interior, imagino que onde vc mora não deve ser como SP tb…

Boa sorte!

Luiz_Aguiar

Por que? vc vai desaprender ou não vai poder estudar mais ou praticar? pegue umas 4hs por fds e se mantenha atualizado, continue programando.

Isso é ruim mesmo.

Uma porcaria, mas tem coisa bem pior e pra começar sua vida profissional (ganhar seu dinheiro) pode não ser ruim, nada te obrigado ficar nisso o resto da vida.

Se o dinheiro lhe faz falta, eu aconselharia pegar, se pra vc não é crucial agora, então tem tempo pra dispensar e estudar mais pra procurar outras oportunidades mais pra frente.

[]s

worlock257

Galera vc’s tem razão vou dispensar msm essa vaga e vou continuar estudando pra trabalhar no que gosto. Vou seguir em frente na programação e se Deus quiser vou conseguir algo na área. Muito obrigado pelo conselho de todos.

Criado 10 de maio de 2011
Ultima resposta 11 de mai. de 2011
Respostas 14
Participantes 12