Aceitar ou não uma proposta para trabalhar com Visual Foxpro, eis a questão

Boa tarde pessoal

Eu recebi uma proposta para trabalhar com visual foxpro, nunca tinha ouvido falar nessa linguagem até ser chamado para a entrevista e me ofereceram um salário de R$ 2000,00.
Eu estou no último semestre da faculdade e nunca trabalhei CLT como programador, o problema é que estou ainda indeciso se aceito ou não essa proposta pelos seguintes motivos:

1 - O visual foxpro foi descontinuado pela Microsoft e pela que eu pesquisei na internet, não me parece ser uma liguagem como o Cobol em que as ofertas de emprego vem acompanhadas de salários altos.

2 - Não me parece que ter experiência com essa linguagem vai me proporcionar uma boa empregabilidade, como acontece com Java e C# por exemplo.

3 - A vaga é para se trabalhar em uma empresa em que o foco não é desenvolvimento de software, eu trabalharia apenas criando e melhorando ferramentas já existentes no sistema interno deles que foi feito em VFP (visual foxpro), e isso me parece um pouco entediante (desculpe se ofendi alguém que trabalha com infra, mas essa é a minha opinião).

4 - Juntando todos os itens acima, faz parecer pra mim que no dia em que eu sair dessa empresa ainda estarei do mesmo jeito que entrei.

Com tudo isso, a única coisa que me motiva a entrar é simplesmente o fato de que eu ainda não tenho experiência em carteira como programador e eles vão me registrar como programador Junior, mas ainda assim vejo mais vantagens em procurar um estágio em java do que aceitar esse emprego.

Agora minhas perguntas:

• Trabalhar com essa linguagem, pode me servir como experiência se meu objetivo é trabalhar com Java?
  • A longo prazo realmente será melhor recusar essa proposta e procurar um estágio em Java?

Estou totalmente aberto a opiniões e obrigado pela atenção. Abraços.

Talvez eu recusasse a proposta, embora o salário seja muito maior que o meu salário atual.

Você pode aprender regras de negócio, que são importante também.

Uma pergunta: Essa empresa fica no bairro de Higienópolis em São Paulo/SP ?

Não fica, a empresa é da minha cidade mesmo, Sorocaba.

Cara, eu aceitaria sem medo. Pra você ter uma idéia, minha 1a experiência profissional foi com GeneXus … Uma vez empregado, você pode estudar outra plataforma paralelamente ao seu emprego e tirar uma certificação. Vale lembrar que:

conhecimento != experiência

conhecimento é o que se adquire na faculdade, nos livros, etc. Experiência é algo que se conquista no dia-a-dia, são os pepinos que você resolve e os “calos” adquiridos na “lida”. Aprender Java você aprende com livros, cursos, etc. A experiência vai confrontar o seu conhecimento com a vida real.

Se não tem outra oportunidade melhor em vista, então aceita, mas não se acomode, continue procurando algo melhor de acordo com seu gosto.

Aceite.Se esforce e aprende o melhor, estude por fora oura linguagem de seu interesse e busque outro emprego depois de uns 3 meses.

Se precisar do dinheiro aceite, por que sendo realista, você não desenvolver nada, apenas dar manutenção em coisa velha…

Aceite, pois se vc nao está estagiando com Java ainda, imagino que é porque nao está conseguindo uma colocacao. E vejo, pelos comentarios aqui no forum, que está cada vez mais dificil do pessoal conseguir entrar no mercado de trabalho.

Comecei com Delphi, e isso abriu muitas portas… tive experiencia de trabalho, experiencia com desenvolvimento de software. Melhor isso do que nada.

Discordo disso. Dificilmente vc vai achar uma empresa que vc nao vai dar manutencao em sistemas, a maioria trabalha com produtos (e não projetos) e que modificações são normalmente coisas pequenas e rápidas, depois vc volta a corrigir os bugs do sistema. Isso é normal. No mais, vale de experiencia.

Depois de 6 meses, ou 1 ano, vc pode conseguir algo melhor. Continue correndo atrás enquanto está neste emprego, caso vc nao esteja gostando.

Sim, mas se ele quer trabalhar com Java por que não trabalhar com manutenção de sistemas Java?

Experiência dando manutenção em sistemas foxpro não vai contar muito pra quem quer trabalhar com Java.

[quote=JDesenvolvedor][quote=igor_ks]

Discordo disso. Dificilmente vc vai achar uma empresa que vc nao vai dar manutencao em sistemas, a maioria trabalha com produtos (e não projetos) e que modificações são normalmente coisas pequenas e rápidas, depois vc volta a corrigir os bugs do sistema. Isso é normal. No mais, vale de experiencia.
[/quote]

Sim, mas se ele quer trabalhar com Java por que não trabalhar com manutenção de sistemas Java?

Experiência dando manutenção em sistemas foxpro não vai contar muito pra quem quer trabalhar com Java.[/quote]

Mas conta como experiência de trabalho de qualquer maneira …

Minha primeira experiência profissional como funcionário foi com Dataflex. Acho que isso te dará vivência que falta quando a maioria das pessoas saem da faculdade. A não ser que vc já tenha um emprego que goste, aceite sim! =)

Boa sorte.

demorou…
iria, pois iria para o currículo de qualquer forma.
se vc está formando, é capaz de desenvolver em qualquer linguagem.
É a chance de conhecer novos paradigmas.
Certamente, quando amadurecer com a logica de negocios, poderá ter a oportunidade de migrar para outra linguagem.
Só toma cuidado para não fazer contratos que lhe amarrem por anos, se não tiver planos longos para esta linguagem. De resto, torça para que a equipe seja gente boa. Conheça a equipe primeiro e o ambiente de trabalho antes de dar esse passo.
são 2000 pra começo!
Sucesso no novo emprego.

Bom, eu comecei minha vida programando em VB6.
Pra mudar pra Java, foi um parto. Tive que decrescer meu salário na época, pra poder entrar no circuito.

Eu não iria, só se você estiver PRECISANDO do dinheiro, aí é outra história.

Boa sorte

Sua situação é parecida com a minha lá pra 2011~2012…

Eu tinha acabado de tirar o OCJP, tava no fim da faculdade e doido pra trabalhar com JAVA. Me ofereceram um emprego para trabalhar com VB, linguagem que eu nunca tinha usado antes. Aceitei pelo desafio apenas.
No inicio era meio desanimador, mas hoje em dia gosto bastante.

Vale muito como experiência. Antes disso eu não debugava(System.out.println(“ENTROU AQUI!’”) pra tudo quanto é lado), nunca saberia resolver problemas de algo que está em produção etc. Essas coisas que só vivendo mesmo pra aprender.

Não sei hoje se eu quiser mudar de área como vai ser, mas se você for e ficar por 1 ano, 1 ano e meio, acho que não terá perrengue algum.

Acredito que outros pontos tb devem ser levados em conta

Plano de saúde
Auxilio refeição
Participação nos lucros
CLT x PJ
etc

Como é uma linguagem com poucos profissionais no mercado acho que vc pode negociar um valor maior . Aqui no Rio pelo menos 3500.

Depende da sua postura, se ficar se lamentando por não encontrar o emprego dos sonhos aí é que não vai. Só para ilustrar (e obviamente mantendo as devidas proporções), o atual presidente da Lenovo começou como vendedor de pc´s de porta-em-porta tendo um diploma de ciência da computação. Com uma postura pró-ativa, conseguiu ser notado e subiu rapidamente na empresa. Hoje a Lenovo é simplesmente a maior fabricante de PC´s do mundo e vem crescendo muito na área de celulares. Acaba de comprar a Motorola.
Então, o que conta mesmo é o que você vai fazer com essa oportunidade.

Felicidades!

Obrigado a todos pelas respostas

Na última sexta feira fiz uma entrevista em uma empresa que terceiriza profissionais de TI para empresas do ramo e mencionei essa vaga do Foxpro. A entrevistadora me disse que até hoje surgiu apenas uma vaga para trabalhar com essa linguagem e que se eu for concorrer a uma vaga para trabalhar com web essa experiência praticamente não valeria nada.

A verdade é que essa vaga não me desperta interesse por parte do trabalho, somente o salário me parece interessante, quando eu comparo os valores para estágio que pelo que vi vão mais ou menos de R$ 800,00 até R$ 1200,00, então me aparece essa empresa oferecendo R$ 2000,00 e uma posição de programador Jr para um cara que nem sequer estagiou ainda…

Contudo, continuo procurando por outra oportunidade, não estou realmente fechado ao Java, a questão é que o Foxpro não tem mercado e várias outras linguagens mais populares (mesmo que paguem menos) oferecem muito mais possibilidades.

Assim que encontrar posto aqui para vocês darem suas opiniões, abraços!