Saudações a todos do Fórum, sou novo aqui mas estou com a seguinte duvida:
Estou desenvolvendo uma Aplicação em J2ME que controle o sistema de iluminação de uma residência, o projecto tem 3 partes:
1 do aplicativo J2ME, outra do servidor que terá de correr uma aplicação em Java para interfaceiar com os dispositivos via porta usb, e a terceira que sera a parte de circuitos digitais , estou com problemas no que toca a parte da comunicação entre as diversas partes, por exemplo como faço para que um programa do servidor faça determinada ação sempre que o celular mandar uma informação? não tenho a mínima ideia como fazer isso ate agora
É possível fazer um programa em Java que fique sempre perguntando se existe um dado numa porta ou que tome ações sempre que houver uma alteração num Banco de dados?
Estou também tentando usar Jusb , alguém tem um tutorial que junte Jusb e algum chip da família FTDI?
Te aconselho criar um WebService na parte de servidor.
O JME consegue acessar tranquilamente um WebService de uma estudada.
Sobre o sistema para acender a luz se voce tiver uma verba aconselharia compra o Arduino que ele tem uma integração bacana com o Java
ruben_m
leonardobhbr:
Amigo vamos por parte.
Sobre o sistema para acender a luz se voce tiver uma verba aconselharia compra o Arduino que ele tem uma integração bacana com o Java
vlw ai pela dica vou tentar dar uma estudada no assunto!
quanto a segunda parte é complicada pois é um projeto que tenho para a faculdade ai é complicado…
J
juliocbq
leonardobhbr:
Amigo vamos por parte.
Vai pagar muito caro pelo arduino. Compra um pic. Fácil de programar e muito barato. Mas é bom entender eletrônica.
leoramos
Cara, a ideia do WebService é boa. Só o tráfego de dados que é um pouco pesado, mas em tempos 3G, isso não é um problema tão grande.
Caso não queiras fazer um WebService, tem uma alternativa (relativamente mais simples) é fazer uma aplicação Web (em Java, PHP, qualquer uma) e fazer as chamadas do teu J2ME via get ou post.
É mais rápido, isso é fato.
A vantagem disso é que, por trás, faz um componente em C que se comunique com teus eletrônicos aí, usando as libs próprias, e chama via JNI.
A primeira e a segunda etapa eu já fiz, e sei que funciona (na época, planos de dados aqui eram muito caros, aí fugi do WS). A última, integração com hardware, eu nunca fiz, então não sei como funcionaria na prática.
Abraço!
ruben_m
valeu pela dica ai!
Vou tentar investigar um pouco mais sobre O assunto
quanto a parte de comunicaçao com dispositivos fisicos estou a pensar em usar um chip FTDI para tal