Acentuação do Tomcat

Fala aeh Pessoal,

Estou com um problema com o Tomcat, eu tenho uma aplicação que está rodando sem maiores problemas, eu repliquei ela 3 vezes, assim como tambem repliquei o banco 3 vezes, e apontei cada um para sua respectiva cópia.

Porém as minhas 3 copias perderam acentuação, em lugares como esse que deveriam aparecer escrito Àrea está aprecendo ?ea.

O esquisito que a cópia original não tem esse problema, alguem sabe me informar oque poder estar errado ??

O que pode estar acontecendo é que o tipo de codificação de caracteres utilizado na aplicação deve estar diferente da utilizado pelo banco.

Se não estou enganado, Java utiliza o tipo UTF-8 que pode conter mais de um byte por caracter. Então quando um caracter contém acento, ele pode utilizar mais de um byte em um outro tipo de codificação.

Estou tendo problemas semelhantes em minha base ORACLE. O tipo usado no banco é WE8ISO8859_P1.

Uma alternativa que está sendo discutida aqui é atualizar o banco para utilizar o tipo UTF-8 ou UTF-16, mais ainda não foi implementada, portanto não posso lhe afirmar se isso vai resolver completamente todos esses problemas.

MarceloFernandes,

Não entendi direito a sua duvida, a acentuação é feita nas classes ? Nos metodos criados ?? Onde exatamente, mas uma dica boa é não usar acentuação, o que pode estar acontecendo é o caracter acentuado deve estar sendo entendido pelo JVM dessa forma ! Por isso esta com problemas ! Ok ?

Abs