Acentuação gráfica não aparece corretamente

Boa Tarde

A acentuação gráfica não aparece corretamente quando eu executo os meus programas em Java dos exercícios do livro que estou lendo. No começo eu deixei isso de lado mas recentemente comecei a utilizar o Linux e quando um código está com qualquer acente gráfico ele nem sequer compila e fica apontando erro justamente nos acentos. Esse problema acontece no Linux até mesmo se os acentos estiverem nos comentários e no windows eles compilam normal porém são exibidos com erro.

Alguém sabe como solucionar esse problema?

Obrigado pela atenção

No Eclipse, certifique-se que você está salvando seu código como UTF-8 sem BOM (mesmo no Windows);

Para compilar, use:
javac Classe.java -encoding UTF-8

2 curtidas

como mudar esse encoding? aqui tem um exemplo

http://www.guj.com.br/java/18869-encoding-no-eclipse

E para o NetBeans e DOS?

Para o prompt de comando (o DOS já não existe há muitos anos), use o comando que passei acima.

Para o Netbeans, o procedimento será similar (afinal, é tudo Java no final das contas), só teria que achar onde configurar o encoding.

[quote=ViniGodoy]Para o prompt de comando (o DOS já não existe há muitos anos), use o comando que passei acima.

Para o Netbeans, o procedimento será similar (afinal, é tudo Java no final das contas), só teria que achar onde configurar o encoding.[/quote]

O problema é que eu não executo no CMD, eu uso o Geany, ai compilo por la mesmo e aperto F5 ai ele ja executa direto no CMD. Entende? No NetBeans vou tentar aqui agora.