Pessoal, estou com um problema na acentuação dos inputsText dos formulários jsf. Porque quando dou o submit caso haja acentos na palavra, ela (a palavra) fica desconfigurada. Engraçado é que não tenho nenhum outro tipo de problema com acentuação em outros lugares da aplicação, por exemplo, nas minhas tabelas sempre tem uma coluna chamada Ações(que aparece normalmente na tela) que serve para armazenar botões de editar, visualizar e etc.
Qual o caminho que a palavra faz e onde exatamente ela é exibida desconfigurada?
Pois as vezes o console do Eclipse ou Netbeans podem estar configurado com outra codificação e por isso de aparecer desconfigurada. Também acontece o mesmo com o banco de dados se não estiver configurado corretamente.
Entendi que ao dar o submit, o texto no próprio inputText fica desconfigurada. Neste caso pode ser um problema de codificação da página, biblioteca de componentes como PrimeFaces ou de algum script (JS).
Opa, amigo. O que está acontecendo exatamente é o seguinte:
Preencho o formulário com acentos e tudo mais, até aqui tudo ok o inputText não desformata nada.
Quando clico submit, no meu controller antes de gravar as informações em banco, eu mandei que ele printasse os dados capturados, e antes de salvar em banco estavam desconfigurados. Ainda não consegui resolver este problema.
Dei uma pesquisada, vc poderia mudar o charset da página para:
<?xml version="1.0" charset="ISO-8859-1"?>
ou
<?xml version="1.0" charset="UTF-8"?>
Se não der certo, tente usar um filtro
https://www.caelum.com.br/apostila-java-web/recursos-importantes-filtros/
Galera consegui fazer funcionar seguindo os passos do link a seguir:
Lembrando que estou usando:
Netbeans, Glassfish, primefaces, jsf 2.2
E obrigado diego12, seus links me levaram a solução.