Acentuação System.out e arquivos com acentos java.util.zip

programa bem simples…

public class teste {

    public static void main(String[] args)  {

        System.out.println(args[0]);
    }
}

ao executar passando string com acentos como argumento

C:\>java teste ção
þÒo

Não exibe corretamente.

O que precisa ser feito para que seja exibido os acentos corretamente? Procurei como alterar o charset da aplicação, mas não sei como, mas também não sei se o problema é de charset.

Agradeço ajuda.

Dê uma olhada neste tópico.

Se você estiver usando o Windows, tente executar o seguinte comando antes de executar seu programa:

chcp 1252

Ele deve mostrar no console os caracteres corretamente.

funcionou para o console.

mas para dentro da app java?

a aplicação acima é somente um exemplo, a aplicação original recebe nomes de arquivos que possuem acentos e espaços, que serão compactados. Qdo abro o zip não é exibido corretamente o nome dos dos arquivos com acentuação.

 ex: java teste "documentação do sistema.doc" "instalação xyx.doc"

tentei o pacote java.nio.charset, mas não encontrei nada para alterar o charset da aplicação.

Obrigado

Ah, o zip é outra história. Se não me engano existe um “bug report” ou um “request for enhancement” para java.util.zip quanto a arquivos com acentos; isto porque dentro de um arquivo .zip os nomes dos arquivos são codificados ligeiramente diferente de ISO-8859-1, se não me engano (no bug report o problema é com arquivos cujos nomes têm tremas - ‘umlaut’ em inglês ou alemão - mas deve dar o mesmo problema em português.)

Sugestão: para testar o seu programa gerador de zips, tente pôr os nomes de alguns arquivos diretamente dentro do seu programa. Acho que vai aparecer errado também, não sendo exatamente problema do Java. Tente ver os nomes dos arquivos com um segundo programa, não só o Winzip - como o Power Archiver ou o BraZip (prestigie o produto nacional)…

Mesmo setando nome do arquivo dentro da app o problema continua. (conforme sua previsão)

Verifiquei o conteúdo do arquivo com Zip do Windows, Winzip, Winrar, power archive e Brazip, e não exibe acentuação corretamente.

Url com o bug.
http://bugs.sun.com/bugdatabase/view_bug.do;:WuuT?bug_id=4820807

Estou conseguindo extrair o arquivo, usando java.util.zip com acentos.

Obrigado pela ajuda…