Acessando 2 bancos de dados ao mesmo tempo

Olá, estou trabalhando em um projeto onde tenho um banco de dados do cliente em Firebird, que contem todos os dados de contrato de seus clientes, e criei um outro em MySQL para as tabelas que eu deseje criar, como por exemplo, controle de usuários.

Gostaria de saber c tem jeito de eu acessar esses dois bancos em uma mesma aplicação.

Sim, é possivel.
Se você está trabalhando com JDBC, você terá que ter dois objetos Connection um para cada banco de dados.

[quote=ManchesteR]Sim, é possivel.
Se você está trabalhando com JDBC, você terá que ter dois objetos Connection um para cada banco de dados.

[/quote]

waslleys,

É exatamente isso que o Manchester falou. Faça e siga em frente.

certo, mas estou utilizando hibernate e spring pra criar a conexão com o banco.

Tem jeito utilizando de fazer isso, utilizando esses frameworks?

<bean id="dataSource" class="org.apache.commons.dbcp.BasicDataSource" destroy-method="close">
		<property name="driverClassName" value="com.mysql.jdbc.Driver" />
		<property name="url" value="jdbc:mysql://localhost/FuturaImoveisDB" />
		<property name="username" value="root" />
		<property name="password" value="root" />
	</bean>

applicationContext.java

Nesse caso você precisa de dois SessionFactory

Dê um olhada na documentação do Hibernate que certamente você irá encontrar como pode fazer isso.

Amigo to fazendo um sistema para advogados que usa n base de dados, ele tem varias datasource da vida com um map de sessionfactory do hibernate, ficou muito interessante. a arquitetura que usei é spring e hibernate para essa parte de persistencia, o spring controla a injeção dos controles e para transacao do banco assim nao preciso ficar dando commit ou roolback o spring faz para mim, e eu escolho qual session vou usar da base de dados !

se quiser saber mais a respeito grita ai ou manda um email.

Att

qualquer coisa me adiciona no msn, geralmente fico online direto !

Att

Tem sim …Tente usar o padrão factory se nao me engano …

Aí vc cria as classes de conexao com cada banco de dados…sendo que sao chamado por essa factory !!!