Acessando paginas html remota em uma rede local, problema com Linux Educacional 4

Tenho um software java que acessa algumas paginas html em uma pasta compartilhada(servidor ubuntu) numa rede local. Neste ambiente tenho maquinas windows, Linux Educacional 3 e Linux Educacional 4. Não tenho problemas para acessar essas paginas tando a partir do windows quanto a partir do linux educacional 3. O que pude observar é que no linux educaional 4 quando acesso o arquivo port.html atravez do compartilhamento samba no dolphi(uma vez que o Linux Educacional 4 vem com ambiente kde 4) ele manda a seguinte url para o firefox: smb://servidor-ubuntu/opt/AulasMultimidia/SistADF/sist/aulasweb/1ano/port.html, e a pagina port.html é carregada, mas não reconhece os recurso da pagina, com arquivos swf, audio, etc(todos na mesma pasta do port.html), pelo que entendi ela carrega apenas o arquivo port.html, faz sentido, pois acho que o protocolo smb, funciona assim mesmo.Bom, ja no linux educacional 3 faço o mesmo procedimento para abrir no entanto a url enviada para o firefox é essa: file://servidor-ubuntu/opt/AulasMultimidia/SistADF/sist/aulasweb/1ano/port.html, e tudo funciona normalmente. Todos os recursos, links funcionam como se estivem localmente. ja tentei trocar o smb:// por file:// no linux educacional 4 porem o navegador não encontra o arquivo quando faço esta troca. Bom no windows a url é diferente,mas funciona como esperado, como se a pagina html estive localmente. Acho que deve ser alguma coisa na configuração da rede, ou do smbclient. Bom, confesso que to tentando entender o que acontece, mas to meio perdido. Se alguem puder dar uma ideia, um palpite que seja, so pra eu pegar um rumo, e tentar saber/descobrir o que acontece.