Boa tarde a todos, eu estou escrevendo um programa em java para ler arquivos em uma pasta compartilhada por um computador windows, mas esse programa será executado em um computador linux (lubuntu), e eu consigo acessar essa pasta pelo PcManFm (explorador de arquivos do lubuntu) no endereço:
smb://servidor/pasta
Como eu faço para criar um “File” a partir disso? Já tentei assim e não deu certo:
File file = new File("smb://servidor/pasta")
Já tentou apenas “//servidor/pasta” ?
Já sim, eu sou quase um leigo quando se fala em linux, eu acredito que eu teria que montar uma pasta dentro da “/mnt” pra fazer dessa forma, eu queria evitar qualquer mudança na estrutura do sistema operacional, pois assim eu posso executar meu programa sem nenhuma configuração prévia. Assim se eu quiser formatar a máquina eu faço, sem em preocupar em todos os passos necessários para configurar o ambiente. usar uma espécie de “net use” sabe…
File
serve apenas para referenciar arquivos ou diretórios presentes no sistema de arquivos.
Para acessar essa pasta compartilhada, você pode usar essa API https://jcifs.samba.org que disponibiliza classes que implementam o protocolo que o samba usa.
Opa, obrigado pela dica @staroski apesar de ainda não ter conseguido ainda esse parece ser o caminho das pedras (acho que devo estar errando no usuário de acesso). Vou tomar uma surra de linux aqui sozinho para ver se aprendo algo, se eu conseguir volto aqui e posto a solução.