ViniGodoy, obrigado novamente pela ajuda. Talvez tenha me expressado mal. Já tenho uma classe com as constantes definidas, e já tenho um XML que utiliza essas constantes pelo nome. O que eu queria fazer é ler o nome da variável do xml, acessar a classe de constantes e conseguir o valor da mesma. Logo, o que eu pensei com a sua solução seria:
* Fazer um código de loading (provavelmente seria bem hard coded, já que eu teria que pegar o nome da constante, o valor dela, e adicionar ao hash, uma por uma). Não sei como fazer isso dinamicamente. O que eu pensei seria algo do tipo:
public static final int CONSTANTE1 = 1;
public static final int CONSTANTE2 = 1;
Map<String, String> map = new HashMap<String, String>();
map.put("CONSTANTE1", "1");
map.put("CONSTANTE2", "2");
* Em tempo de execução, ler do xml o nome da variável, acessar o valor dela no hash e utilizá-lo no meu código (essa é a parte fácil).
E em razão do código grande, digo ter que fazer a primeira parte com cada constante do arquivo, e ter que atualizar toda vez que uma constante nova é criada. A respeito de performance, também não acho que vá dificultar muito.
Quando disse que o reflection parecia ser o melhor caminho, acho que seria mais simples ler do xml, e já procurar logo de cara pelo valor da constante. É um código simples (2 ou 3 linhas já resolvo isso), e não preciso me preocupar com ter que carregar todas as constantes para um hash.
Agradeço qualquer idéia =)