Acessar a função de Conexão de banco de dados na Area de Serviço do NetBeans

Eu vou explicar primeiro o que eu pretendo fazer, depois eu escrevo as minhas dúvidas.

Primeiro, eu estou criando um JFrame com um JComboBox, e uma JTable, e vou criar um metodo para listar os nomes das tabelas de um determinado banco dentro no JComboBox, quando eu selecionar uma tabela da lista do JComboBox a JTable será preenchida com todas as colunas da tabela selecionada, assim como o tipo do campo e o tamanho(tudo isso usando os metodos do DatabaseMetaData). Até ai tudo bem, eu ja consegui fazer esses metodo para visualizar a tabela do banco, seus campos, tipos, etc, mas, eu preciso fazer com que esse JFrame tenha uma conexão dinamica com qualquer banco de dados, onde eu apenas seleciono uma configuração de conexão já cadastra, pois atualmente eu criei um metodo dentro do JFrame para realiar a conexão com o banco de dados, que posteriormente a JTable e o JComboBox usa para listar as tabelas e seus campos, so que toda vez que eu mudo de banco eu tenho que ir no código do meu JFrame e mudar manualmente os dados da conexão(lembrando que eu conecto nos bancos atraves do JDBC). 

Na IDE NetBeans na parte de Serviços existe um explorador de banco de dados, onde podemos criar uma conexão com um determinado banco e a IDE cria uma arvore com os nomes da tabela e campos(imagen abaixo).

Quando se cria essa conexão no NetBeans podemos usufrui dessa ferramenta em arquivo do tipo .sql(do proprio NetBeans), esse arquivos .sql é usado como Query, para fazer a manipulação do banco de dados. Eu criei uma classe com a extenção .sql(chamada newSQLTemplate.sql), nessa classe, visualmente tem um campo chamado conexão, onde ele lista as conexões existentes que foi criada na area de Serviço no netbeans(como vimos na imagens anterior). Abaixo vai uma imagen de exemplo da classe .sql.

Agora vem as minhas dúvidas. Eu gostaria de aproveitar esse campo de Conexão do arquivo .sql(destacado na imagen anterior), tem como aproveitar esse metodo da propria IDE no meu JFrame?

Como eu consigo acessar o código fonte da exteção .sql para eu ver como ela chama essa conexão da parte de Serviços do NetBeans?

Por em quanto essas é as minhas principais dúvidas, abaixo vai uma imagen de como eu pretendo deixar o meu programa para listar essas conexões, tabelas, e campos.