Acessar Access sem utilizar o ODBC

Olá

Estou fazendo um programa simples de receita… e estou querendo utilizar o Access mesmo como banco de dados. Só que não queria uma coisa mas automática.
Porque se eu utilizar o ODBC para conectar ao banco toda vez que for instalar o programa em um computador tenho que ficar configurando o ODBC e se for uma pessoa que não saiba
configurar?

Então queria fazer de uma forma que só instalasse o programa e já tivesse liberado para o uso sem precisar configurar mas nada.

Tem alguma forma de conectar o Acces sem utilizar o ODBC ou criar o ODBC via código um script que configure automático?

Obrigado

Veja se este tópico te ajuda: http://www.guj.com.br/posts/list/96171.java.

Olá Eric

Tentei utilizar o exemplo mas deu um monte de erro… é porque sou iniciante em java devo estar fazendo alguma coisa errado.

Com o MySQL conseguir utilizar… mas vem o problema da instalação do MySQL na máquina do usuário… e como é um programa simples mas pra estudo.

Você tentou utilizar o código que foi postado como a solução do problema?

Driver d = (Driver) Class.forName("sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver").newInstance(); Connection c = DriverManager.getConnection("jdbc:odbc:Driver={Microsoft Access Driver (*.mdb)};DBQ=C:\DB\cadastro98.mdb"); //No lugar de "C:\DB\cacadastro98.mdb" coloque o endereço do seu banco .mdb
Comentei por intuição. Não tem como eu testar porque não estou com Windows instalado. Mas se os erros continuarem, poste as exceções pra gente tentar resolver.

Eric funcionou…

Obrigado

Eric

Tem como eu colocalizar o banco sem digitar o endereço da minha máquina… porque quando for instalar não vai achar o banco porque vai esta em outro endereço.

Ou algum código que pegue o endereço que foi instalado o programa

Pode pedir para o usuário procurar o arquivo? Se puder utilize o JFileChooser.