Acessar arquivo .propertie

Pessoal,

Gostaria de poder ler um arquivo .propertie, para nele colocar minhas queries, so que eu nao sei como eu faco para localizar o arquivo, uso a classe File ? ou outra ? Deve colcoar na raiz do projeto ou em alguma pasta ? nao estou usando nenhum framework.

Valew pela ajuda
Abs

De uma olhada em tutoriais:

http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.35.1.guj

Utilize a classe File que representara o arquivo e FileInputStream para criar o stream de leitura.

Você tem que saber onde o arquivo está, ou implementar algum método de busca que retorna onde o arquivo está, só assim será possível fazer a leitura.

Após isso utilize o metodo load da classe Properties, passando como argumento o FileInputStream gerado.

E depois é só ler as chaves e valores do arquivo utilizando a própria classe Properties.

Abraço.

Pedrosa,
eu ja tinha lido esse material, mas o que acontece é seu eu for testar a minha classe executando no main, ela funciona, mas a partir do momento em que eu passo a rodar a minha pagina e entro no arquivo para ler a string que eu passo, ele gera uma exception de que o caminho do arquivo nao é valido. Eis o problema. Entao vou precisar seguir o que o Foxlol disse, implementar um metodo de busca do caminho, mas que classes que eu uso para fazer isso ??

Vaelw