Acessar Banco de Dados com arquivo .jar

3 respostas
A

[color=red][b]Olá pessoal!

Estou com um problema bastante sério aqui, ou pelo menos para mim está sério, porque eu já tentei vários recursos para solucioná-lo, mas até agora não obtive sucesso.
O problema é o seguinte: tenho um sistema que foi desenvolvido no Eclipse que utiliza o banco de dados MySql. O sistema já estaria pronto se não fosse esse pequeno problema. É que quando eu executo o programa através do Eclipse durante os testes, ele funciona normalmente, inclusive acessando e usando o banco de dados, mas quando eu gerei o arquivo .jar e fui executar o programa, ele não acessa o banco de dados de forma alguma, já fiz inúmeras tentativas para tentar solucionar. O problema já ocorre quando estou tentando carregar o driver do MySql no código do programa.
Se alguém puder me dar uma sugestão para que o arquivo .jar desse programa funcione acessando o banco de dados eu ficaria muito agradecida.
Caso não entendam a solução para o meu problema em específico, podem me dizer como devem estar os pacotes de instalação para que tudo funcione normalmente.

Obrigada!
Abraço a todos![/b][/color]

3 Respostas

T

Dona Informática da Silva, crie um script (ou batch) que inicia seu programa com o classpath apontando para seu JAR e o JAR do MySQL.

Algo como :

java -classpath jar-do-my-sql.jar;jar-do-meu-programa.jar meuPacote.minha.ClassePrincipal

Se estiver rodando em Linux, use o “:” em vez do “;” para separar os nomes dos arquivos.

A

:oops:
Me desculpe a ignorância, mas é que eu comecei a programar com java não faz muito tempo. Vou fazer mais algumas perguntinhas.
Eu crio esse script no bloco de notas por exemplo?
Basta eu colocar esse código?
Como devo salvá-lo para que ele seja executado quando eu rodar o arquivo .jar?
Confesso que não entendi muito bem a parte do [color=red]meuPacote.minha.ClassePrincipal[/color] no seu código. Devo colocar o nome do pacote onde eu salvei o aquivo da classe principal e o nome dela, ou seja, devo colocar o nome da classe onde está o método main e o nome do pacote onde eu a salvei? Ele encontra ela dentro do arquivo .jar?

Coisa de iniciante na liguagem! rsrsrs. Um dia eu chego lá!

Obrigada mesmo thingol!
Abraço!
:wink:

A

:smiley: :smiley: :smiley:

Muitíssimo obrigada thingol. Você não faz idéia de como a sua dica me ajudou. Aquelas perguntinhas que eu havia feito a você, pode deixar, fui quebrando a minha cabeça aqui e deu tudo certo, bastou a dica do script para resolver 99% dos meus problemas. Nem acredito que tô acabando esse programa. :wink:
Agora eu só tô com um detalhe que não consegui arrumar ainda. É que quando eu executo o arquivo com o bloco de comandos, enquanto o meu programa java tá em execução, a janela do prompt fica aberta. Você poderia me ajudar com esse problema, já que você parece ter mais experiência do que eu.

Obrigada!
Abraço!
:wink:

Criado 12 de junho de 2008
Ultima resposta 26 de jun. de 2008
Respostas 3
Participantes 3