Pessoal,
Estou com um problema que pode ser simples de matar para outros, mas que está me incomodando. A questão é que na aplicação que trabalho surgiu uma demanda de consultar outros bancos de dados. Comecei a fazer a implementação de um pool de conexões para os novos bancos, que são dois MSSQL e um Firebird. O servidor que roda a aplicação é um ubuntu server e as novas bases que quero acessar estão em máquinas Windows, registradas em um domínio. A máquina que hospeda a base Firebird é um MS Server 2003 e os MSSQL (Express) estão em Windows XP.
Coloquei os arquivos sqljdbc4.jar e jaybird-2.1.6.jar em TOMCAT_HOME/libs e defini o META-INF/context.xml da aplicação assim:
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<Context>
<Resource name="jdbc/SPI" auth="Container" type="javax.sql.DataSource"
maxActive="5" maxIdle="2" maxWait="10000" username="sa" password="sa"
driverClassName="com.microsoft.sqlserver.jdbc.SQLServerDriver"
url="jdbc:microsoft:sqlserver://172.16.8.130:1433;databaseName=SPC" />
<Resource name="jdbc/scf" auth="Container" type="javax.sql.DataSource"
maxActive="100" maxIdle="30" maxWait="10000" username="scf" password="scfUser"
driverClassName="com.mysql.jdbc.Driver" url="jdbc:mysql://172.16.8.13:3306/scf" />
<Resource name="jdbc/pcba" auth="Container" type="javax.sql.DataSource"
maxActive="10" maxIdle="3" maxWait="10000" username="SYSDBA" password="MASTERKEY"
driverClassName="org.firebirdsql.jdbc.FBDriver" url="jdbc:firebirdsql://172.16.8.4:3050//D://PCBASQ//Produza//Database//PCBASQ_2_1.FDB" />
</Context>
Quando eu tenho acessar as bases de dados pela aba de gerenciamento de datasources do probe ([url]http://code.google.com/p/psi-probe/[/url]), eu consigo acessar sem problemas o mysql definido no context.xml, mas não o MSSQL e nem o Firebird definidos.
Para o MSSQL, a mensagem de erro que aparece é:Cannot establish a database connection. Cannot create JDBC driver of class 'com.microsoft.sqlserver.jdbc.SQLServerDriver' for connect URL 'jdbc:microsoft:sqlserver://172.16.8.130:1433;databaseName=SPC'
Cannot establish a database connection. Cannot load JDBC driver class 'org.firebirdsql.jdbc.FBDriver'
Alguém pode me dar uma luz sobre como resolver isso?