Acessar linha especifica de um arquivo texto

Gostaria de acessar uma linha específica de um arquivo texto, tenho como fazer isso? ou preciso percorre-lo inteiro até chegar a linha que quero?
:shocked!:

[quote=“Gizelma”]Gostaria de acessar uma linha específica de um arquivo texto, tenho como fazer isso? ou preciso percorre-lo inteiro até chegar a linha que quero?
:shocked!:[/quote]
Infelizmente você tem de percorrer mesmo.
Na verdade você só conseguiria pular para a linha desejada diretamente se
a) o arquivo já estivesse lido em um array (por exemplo, um ArrayList), ou
b) se todas as linhas tivessem exatamente o mesmo comprimento (tamanho em bytes).

No caso b), você usaria um RandomAccessFile, mas nesse caso você teria de lidar com bytes, não com caracteres e linhas.

Como Nosso Amigo Disse, java.io usa varios metodos de acesso sequencial ou seja do inicio ao fim, mais exite a classe RandomAccessFile que utiliza acesso aleatorio, segue abaixo duas linha do meu arquivo nada.txt;

Classe teste
Essa e a segunda linha

então se vc quiser ler a segunda linha segue o codigo:

public void aleatorio() { try{ RandomAccessFile leitura = new RandomAccessFile("nada.txt","r"); leitura.seek(14); String linha = leitura.readLine(); System.out.println(linha); } catch(IOException e) { e.printStackTrace(); } }
Mais como nosso amigo ai disse vc tera que referencia com o numero fixo de caracter para poder associar linhas de acordo com seu codigo espero ter ajudado qualquer coisa pergunta ai >>>!!

1 curtida