Acessar Linux via código java

Pessoal eis a minha dúvida:
Tenho uma aplicação que gera logs de tempos e tempos. Está aplicação está em um servidor Linux, cujo qual eu tenho acesso. Porém, minha márquina do dia a dia está com Windows XP.
Estou desenvolvendo uma outra aplicação que irá me mostrar graficamente estes logs. Porém está nova aplicação ficará em minha máquina do dia a dia(Windows XP).
Existe alguma framework, ou classe que já permita acessar o servidor Linux da minha máquina Windows via código Java ?
Seria algo parecido com o que o JDBC faz, passar hostname do servidor, usuário e senha e eu conseguiria coletar as informações da máquina.

Eu posso dar 3 alternativas

1 - Se a sua aplicação no Linux for web, você pode disponibilizar os logs em um certo endereço, tipo (http://suaaplicacao/logs), assim você poderia conectar via java.net.URL e recuperar os logs.
2 - Caso sua aplicação não seja Web, você pode instalar um Tomcat simples e fazer a operação acima, ou então, acessar o Servlet no servidor (que irá fazer todo o trabalho de ler e gerar os relatorios) e enviar a resposta para a sua aplicação cliente (mesmo ela sendo em Swing).
3 - Outra alternativa que eu pensaria seria conectar na maquina via FTP e fazer o download dos arquivos para sua estação Windows. Depois de feito o download, ler os logs normalmente.