Acessar mainframe a partir do Java

Opa :smiley:

Preciso criar uma interface que acesse um mainframe ( simule um client, terminal ) e veja as informações que são disponibilizadas pro usuário e possa executar comandos no mainframe através desse cliente em java que for criado e capturar os resultados.

Existe alguma maneira de fazer isso? Eu estou pesquisando e o que encontrei até diz que a comunicação deverá ser feita através de TCP/IP e eu vou ter que capturar tudo que vier, tratar e exibir na tela. O mesmo para o envio de comandos.

Alguém tem alguma dica pra me dar? :smiley:

Abraço

Qual emulador de terminal 3270 a sua empresa usa?

O emulador é o attachmate extra. Hoje eles acessam o terminal e ficam lá ‘colando’ as queries. A idéia é usar a interface que eu criar em Java pra chamar as queries dali por que elas mto parecido e só muda um parâmetro ou outro.

Esse emulador implementa a HLLAPI, que é a api de automação de terminal padrão da IBM. Alguns emuladores proveêm bind da HLLAPI pra Java. Na pior das hipóteses, você pode implementar as chamadas em C e chamar via JNI.

A idéia de interfacear diretamente com o mainframe utilizando o protocolo do 3270 fica um pouco difícil, pois não existe nenhuma implementação FOSS pra Java, somente paga.

Como posso procurar o bind dessa api? :?

Aqui nas pastas encontrei uma hllapi.dll … to dando uma googlada pra ver se acho algo pra java!

http://support.attachmate.com/techdocs/2183.html

Isso eu achei…mas para o Extra!, não achei nada em Java…apenas para o Reflection!

???