Acessar ODBC Windows

6 respostas
rafael.pereira

Existe alguma forma de se acessar o ODBC do Windão configurado no Painel de Controle do Windows utilizando JDBC?

Obrigado

6 Respostas

Abdon

Existe,
O drive é: sun.jdbc.odbc.JbdcOdbcDriver
A url para usar com o DriverManager.getConnection é: jdbc:odbc:NomeDoSeuBanco

Este drive ja vem junto com o java.

Luca

Olá

Sim, com jdbc usando o driver ponte jdbcodbc que como o Abdon disse, já vem junto com o java.

procura por jdbcodbc aqui no GUJ

Veja

JDBC API Documentation

JDBC Database Access

Tutorial do Jevaux sobre JDBC

JDBC-ODBC Bridge Driver Enables Spreadsheet-as-database Interaction

duvida sobre o metodo getConnection()

e

Usar MS Access sem a necessidade de configurar ODBC

[]s
Luca

rafael.pereira

Obrigado,

Mas tenho uma dúvida ainda…
Não sei exatamente como o windows faz para criar os ODBCs internamente, mas existe alguma diferença para acessar databases do ODBC que sejam de bancos diferentes? Como SQLServer e Oracle por exemplo?

A

se eu entendi a sua pergunta existe sim, quando vc configura o ODBC dentro do painel de controle do windows, vc escolhe a base de dados que voce quer, por exemplo, configure uma mdb ou um SQL, vc vai notar as diferencas.

nao sei se esclareci sua duvida

qq coisa posta ai de novo

T

O ODBC tem aquele esquema de “User DSN”, “System DSN” e “File DSN”.
Qualquer programador VB que mexa com bancos de dados lhe explica isso rapidinho. É só saber como perguntar para ele.

Mas de qualquer maneira existem algumas diferenças (que aparecem mesmo para uma aplicação VB), e se possível não use ODBC para acessar o SQL Server ou o Oracle.
Para o SQL Server, use o jTDS, e para Oracle, a própria Oracle fornece um driver (embora ele não seja lá grande coisa).
Há muitos problemas de desempenho e escalabilidade com o driver JDBC-ODBC (além de ele ser muito, muito antigo e não ter tido muita manutenção pela Sun; a própria Sun recomenda usá-lo apenas quando não tem jeito mesmo.)

É diferente de uma aplicação VB 6.0, onde o método recomendado é o uso do ODBC.
Você sabe que no VB.NET recomenda-se usar os drivers .NET (.NET Provider para SQL Server ou Oracle).
Portanto use ODBC apenas com VB 6.0 ou então para acessar o Access.

paulinhohd

Se a máquina tiver os drivers instalados, o que provavelmente tem, com certeza através do jdbc, vc conseguirá fazer as conexões para os bancos, pegando os drivers e fazendo os getConnections corretamente.

Valeu! 8)

Criado 15 de maio de 2005
Ultima resposta 16 de mai. de 2005
Respostas 6
Participantes 6