Acessar postgresql fora da rede local

Olá galera do GUJ, é o seguinte, tô tendo um problema com uma conexão remota com postgresql. Tenho uma aplicação em java,que a partir desse sistema, ele vai adicionar os dados no banco, porém o impasse é o seguinte, eu só consigo acessar o banco de dados com computadores conectados na rede local, e isso deveria ser uma aplicação distribuída, qualquer pessoa de qualquer PC deveria acessar o banco. Já alterei todas os arquivos do postgresql, como o postgresql.conf e pg_hba.conf, o banco ta escutando a todos os ips, permitindo a conexão de todos os ips mas quando tento fazer a conexão a partir de um PC fora da rede local, ele não consegue. Alguma sugestão?

Olá, supondo que seus arquivos de configuração estão corretos, já que não é difícil liberar lá e que tem máquinas da rede que acessam (por default só o localhost acessa) então vc deve der algum problema de redirecionamento ou portas do servidor para o sgbd.

Muito provavelmente seu BD está atrás de um roteador NAT. Nesse caso você precisaria criar um virtual server no seu roteador: você tem que abrir um número de porta no roteador NAT e configurar para encaminhar as requisições dessa porta para o seu BD.

Olha só, esqueci de mencionar mas o servidor que eu criei foi inclusive numa máquina virtual, entretanto a máquina já está em bridge, pegando um endereço ipv4 direitinho, só não consigo realmente fazer conectar fora da rede local.

Então é só abrir a porta 5432, que é a do postgresql, no meu roteador? Foi isto que eu entendi, se não for, tem algum link que explique isso melhor? já desativei firewall e tudo mais entretanto, nada funciona fora da rede local. @Rodrigo_Void

Esse link vai explicar o conceito de NAT:

agora, para te ajudar melhor seria interessante que você descrevesse melhor como é a sua infra de rede, onde está esse servidor (é em empresa ou casa ?) como você acessa a internet (plano de internet comum ?), etc. Dependendo do uso, o próprio ISP pode bloquear algumas portas.

O servidor fica na minha casa mesmo, como comentei, fiz uma máquina virtual e tô usando o ubuntu nela pra funcionar como o servidor, tô tentando fazer algo na minha casa mesmo. E tô tentando justamente fazer conectar fora da rede da minha casa, meu plano de internet é normal mesmo, contratada da oi.

Bom, pra conectar de fora vc precisa usar o IP que seu provedor lhe forneceu(ip externo) que no caso vai mudar toda vez que reiniciar o modem (é outra coisa que vc precisará resolver). No mais precisa REDIRECIONAR no modem a porta que vc deseja conectar para o IP da máquina na rede interna. Se tiver configuração de DMZ no modem, coloca no DMZ o ip do seu server, basicamente o DMZ redireciona TUDO(qualquer porta) que vem de fora para aquele IP, fica mais fácil.

Lembrando que provavelmente vc só vai conseguir testar de fora se funcionou. Na rede interna se tentar usar seu IP externo pra conectar geralmente não funciona pq ele não volta pra dentro, precisaria fazer outra configuração pra isso.