Olá…gostaria de saber se tem como entrar na página de acesso de um sistema web sabendo o login e a senha do usuário?
Ex: Tenho um sistema desktop, onde o usuário deseja que busque os registros armazenados em um sistema web e armazene na base de dados do sistema desktop. Tem como fazer isso sem acessar diretamente a base de dados, ou seja, que o sistema desktop acesse a página web, efetue o login , acesse a página dos registros e faça o download necessário, tudo isso transparente ao usuário?
Você pode disponibilizar um Web Service que fará a consulta pra você. Pesquise sobre o conceito.
Ab 
ok…mas o problema é que o sistema web é de terceiro… ou seja…o sistema web só disponibiliza a informação via web e o que o cliente quer é que copie tudo que está lá na conta dele para o computador dele, tudo de uma vez…
O seu cliente quer que o Sistema desktop dele acesse um Sistema Web que ele tem um usuário pra ler as informações referentes à conta dentro do Sistema Desktop??
Acho que tem como fazer, mas eu realmente não sei e desaconselho.
Enfim, se algum colega daqui puder lhe indicar o caminho. Eu não poderei :-/
Talvez você consiga usando alguma API de client HTTP, como o Apache HttpComponents.
Tem uma API chamada Selenium que interage com páginas Web, não sei é exatamente a solução que procuras.
Isso mesmo…ele tem login e a senha para acessar a conta dele…
Basicamente é um repositório de imagens…que ele necessita no notebook
vou dar uma pesquisadas nessas apis indicadas…creio que seja mesmo algo que se comunique via html mesmo…pois de outro jeito creio que não tenho como fazer… já que não tenho acesso a base de dados do sistema web
Use o JSoup, tem uma api para navegação em sites: http://jsoup.org/
Se o site não disponibiliza nenhuma fonte, essa seria a única solução. Ex: Sistemas que precisam capturar os índices de informação do tipo IPCA, IGPM, Cotações de moeda, vindo das fontes BACEN, CETIP, IPEA, muitas delas não disponibilizam nada, apenas um XLS, ou até mesmo algo somente na tela (tables, trs e tds mesmo), aí para automatizar essas extrações, tem que ser dessa forma.
[quote=igor_ks]Use o JSoup, tem uma api para navegação em sites: http://jsoup.org/
Se o site não disponibiliza nenhuma fonte, essa seria a única solução. Ex: Sistemas que precisam capturar os índices de informação do tipo IPCA, IGPM, Cotações de moeda, vindo das fontes BACEN, CETIP, IPEA, muitas delas não disponibilizam nada, apenas um XLS, ou até mesmo algo somente na tela (tables, trs e tds mesmo), aí para automatizar essas extrações, tem que ser dessa forma.[/quote]
De fato eu não conhecia o JSoup e talvez ele facilite o trabalho, mas se mudar o layout e organização dos componentes, muda-se o cliente também não?
No mais, valeu pela indicação 
Perdoem minha ignorância, pois não sou muito “entendido” nessa parte web mas…
basicamente não seria eu buscar a página de login , e gerar um form para reenvio para o servidor web do “terceiro” por assim dizer, que no caso ele me retornaria uma nova página com a listagem que necessito?
Pelo que vi essa api jsoup ele faz um parser do html que me facilitaria na busca da página de login e localização dos elementos (login e password) no html, mas para gerar o form de reenvio com os elementos preenchidos, como eu faria…? Usaria métodos java puro mesmo?
[quote]Perdoem minha ignorância, pois não sou muito “entendido” nessa parte web mas…
basicamente não seria eu buscar a página de login , e gerar um form para reenvio para o servidor web do “terceiro” por assim dizer, que no caso ele me retornaria uma nova página com a listagem que necessito?
Pelo que vi essa api jsoup ele faz um parser do html que me facilitaria na busca da página de login e localização dos elementos (login e password) no html, mas para gerar o form de reenvio com os elementos preenchidos, como eu faria…? Usaria métodos java puro mesmo?[/quote]
Não conheço esse jsoup, mas sei que com HttpClient, lá do Apache HttpComponents, você consegue fazer submissão do formulario de login etc. Talvez usando os dois voce consiga o que quer.
[quote=leopoldof]Perdoem minha ignorância, pois não sou muito “entendido” nessa parte web mas…
Pelo que vi essa api jsoup ele faz um parser do html que me facilitaria na busca da página de login e localização dos elementos (login e password) no html, mas para gerar o form de reenvio com os elementos preenchidos, como eu faria…? Usaria métodos java puro mesmo?[/quote]
Você pode criar um programa pra fazer isso em qualquer linguagem e disponibilizar os dados para o sistema desktop. Como você vai fazer isso pode variar com a linguagem usada mas a idéia é a mesma. O cliente http é responsável pelas requisições e o parser de extrair o conteúdo do html.
Não precisa de webservice, nada a ver na verdade.