Acessar Tomcat pela rede

Bom dia, instalei o Tomcat no ubuntu server e estou tentando acessar-lo pela rede de uma outra maquina, eu até consigo acessar a página inicial digitando o ip_do_servidor:8080, mas quando eu tento acessar o manager app da o seguinte erro: 403 Access Denied, já configurei o usuário no arquivo tomcat-uses.xml mais o erro persiste.

Como posso resolver esse problema?

Ola @emanueljava,

Acredito que precise liberar o acesso externo no tomcat, veja se você tem o atributo useIPVHosts="true" no

<Connector port="8080" protocol="HTTP/1.1" ....

do server.xml

Olá, @aix eu adicionei o atributo useIPVHosts=“true” no connector, mas mesmo assim ainda tenho 403 Access Denied ao tentar acessar o Manager app.

<Connector port=“8080” protocol=“HTTP/1.1” useIPVHosts=“true” …

Localhost você acessa? o problema só ocorre de outro PC ?

@aix isso, eu até consigo acessar a página inicial do tomcat ex: ip_do_servidor:8080,
mas quando clico no botão manager app para entrar com login e senha ai da o erro de Access Denied.

mas estando na máquina local onde o tomcat esta instalado você acessa o /manager ?

@aix eu não sei se da pra acessar o /manager pela mesma máquina do tomcat, porque ele está instalado no ubuntu server e o mesmo não tem browser.

ahhhhh certo, sem problemas, veja se tens o manager-gui roles no arquivo tomcat-users.xml, caso não faça parecido com este:

<tomcat-users>
  <role rolename="manager-script"/>
  <role rolename="manager-gui"/>
  <role rolename="manager-jmx"/>
  <role rolename="manager-status"/>
  <user username="tomcat" password="tomcat" roles="manager-gui,manager-status"/>
</tomcat-users>

para testar precisa parar e reiniciar o tomcat.

@aix mesmo com essas configurações do tomcat-uses.xml ainda não tenho permissão para acessar o manager app.

pode me mostrar como estão suas configurações ? por acaso fez igual descrevi acima ? ali era só um exemplo não necessariamente você teria aquelas roles, vamos fazer assim: qual a versão do tomcat que utiliza? que vou ver na documentação do container para você.

De uma olhada na seção manager essa é do 7 mas do 8 é igual.