Boa noite, estou estudando servlet/jsp de um livro que tem o exemplo:
Um servlet que controla as páginas web.
Então esse servlet instancia uma classe e disponbiliza essa classe para ser acessada via páginas jsp.
O problema ocorre quando essa página jsp tenta acessar a classe no meu exemplo DbBean.java
via este comando na página menu.jsp <jsp:useBean id = “dbBean” scope= “application” class=“DbBean”/>
Bem a classe DbBean existe e foi criada sem erros de compilação diretamente no <pacote padrão> do NetBeans IDE 6.5
O servlet ControleServlet existe e foi criada sem erros de compilação diretamente no <pacote padrão> do NetBeans IDE 6.5
O servlet está funcionando até o momento de montar minha página Default.jsp que inclui uma página header.jsp (está ok) + a página menu.jsp (que está ocorrendo o erro =PWC6197: An error occurred at line: 8 in the jsp file: /jsp/menu.jsp
PWC6199: Generated servlet error:
string:///menu_jsp.java:50: cannot find symbol
symbol : class DbBean )
Não esquecendo que coloquei as páginas *.jsp no diretório /jsp em baixo do diretório da aplicação que no caso é myapp1.
Lá no servlet ele está no método [b]init (ServletConfig config)
ServletContext context = config.getServletContext();
//Instanciando o a classe bean
DbBean dbBean = new DbBean();
dbBean.setDbUrl(config.getInitParameter(“dbUrl”));
dbBean.setDbNomeUsuaro(config.getInitParameter(“dbNomeUsuario”));
dbBean.setDbSenha(config.getInitParameter(“dbSenha”));
context.setAttribute("dbBean", dbBean); [/b]// o livro diz que esta instrução disponibiliza a classe para ser acessada em páginas *.jsp
Teoricamente está funcionando,pois no método debug isto está acontecendo.
Acho que deve ser uma coisa boba porém não estou conseguindo resolver este problema. Não sei porque ele não está enxergando a classe DbBean se ela está juntamente com minha servlet ou seja no pacote padrão.
Grato, por qualquer sujestão.