Acesso a arquivos da aplicação

Olá pessoal,

Apesar de ter muitos tópicos falando sobre isso aqui no fórum, ainda não consegui resolver meu problema.
É o seguinte: preciso fazer acesso a um arquivo .properties que minha aplicação faz uso. Para isso, estou usando o método getResource da classe ClassLoader.
Quando rodo minha aplicação normalmente (sem ser através do Tomcat) através de uma classe principal para testar, o método retorna corretamente o diretório onde o arquivo se encontra (RaizDaAplicação/WebContent/WEB-INF/Files/properties/nomeDoArquivo.properties), porém quando rodo a aplicação no servidor, o método retorna null. A classe que acessa o arquivo não é um Servlet, portanto o método ServletContext.getRealPath() não ajuda.
Para tentar tirar a dúvida, mandei o programa imprimir no console a saída de getClass().getClassLoader().getResource("."), para ver qual era o diretório onde ele se encontra. Esse método retorna $CATALINA_HOME/common/classes.

Bom eu acho que é isso, se alguém sabe como eu posso fazer para conseguir o caminho de um arquivo para poder acessá-lo em uma aplicação web, por favor me ajudem.

Obrigado desde já.

Até mais

Ola,

saca de EL?! então vai ae:

${pageContext.request.contextPath}/WEB-INF/Files/properties Isto na página…