Acesso a banco de dados com NetBeans

4 respostas
jks1903

Pessoal, sou iniciante em JAVA e estou com a seguinte dúvida.
Estou desenvolvendo uma aplicação web que acessa uma base Oracle.

Baixei o driver e consegui realizar a conexão com o banco de dados apartir do assistente do NetBeans, onde consigo visualizar os dados e tudo mais.

Porém eu não consigo manipular esses dados.
O Netbeans possui algo “pronto” ou quase isso, para que eu possa manipular esses dados que estão na aba serviços do projeto?

Se sim, teriam um exemplo ou algum tutorial demonstrando como fazer? Nem precisaria ser em Oracle, pois a conexão eu consegui e a lógica deve ser a mesma para todos os bancos.

Vlw.

4 Respostas

otaviojava

Sim.
Está na aba de Serviços.
Procure em banco de Dados.
Vá em Driver e adicione o driver da oracle que não vem nativo.

Depois Escolha a opção criar nova conexão.
após isso escolha o driver da oracle e digite as informações solicitadas
E pronto.
:slight_smile:

jks1903

Pois é até ai eu consegui mesmo, mas minha dúvida é como eu manipulo esses dados dentro da aplicação?

Eu preciso ir e criar no braço a conexão dentro da página?

Ou tem alguma forma de utilizando essa conexão criada, maniupular os dados na aplicação.

Por exemplo:

Os dados retornam uma lista de produtos e aí lá na minha página eu quero listar todos eles em ordem alfabética.

Ai eu crio uma tabela para o layout em HTML e tals, mas tipo, como e onde eu faria o select para exibir esses dados.
O que não estou conseguindo é fazer a aplicação “enxergar” essa conexão criada na aba serviços.

Vlw.

otaviojava

Olha.
Sugiro que você dê uma lida sobre o DAO e jdbc.
Tem muito material na internet.

G

Olá, seguindo a sugestão do amigo acima, de uma olhada nesta apostila até a pagina 39, caso queira ir até o fim será uma ótima ideia, mas até a 39 você já vai estar apto a seguir com sua ideia. Está e a melhor cara pode ter certeza.

Att,
André Dalcin

Criado 6 de janeiro de 2011
Ultima resposta 6 de jan. de 2011
Respostas 4
Participantes 3