Acesso a banco

9 respostas
renanbarros

Pessoal…

queria a opniao de vcs …

Tenho um aplicacao desktop que insere dados no banco,

porem queria saber como faco para que essa aplicacao funcione em outras maquinas acessando esse banco…

tipo, o banco fica num servidor… e a aplicacao sera distribuida em varios pcs… so que tenho q restringir de alguma forma o acesso da aplicacao a esse banco… .

trabalho com o padrao MVC e sei que somente as classes de acesso a esse banco precisarao ser mudadas…

ouvi falar de acesso via ssh… so que nunca usei e nem sei por onde comecar…

alguem poderia ajudar ???

9 Respostas

L

Como vc não usa data source, sua conecão deve ser feita com DriverManager correto? Então você coloca o endereço do servidor de banco de dados na sua string de conexão…

renanbarros

sim, mas so isto basta???

nao sei se o servidor vai aceitar!!

R

Do lado do cliente usa jdbc normalmente e do lado do servidor faz a restrição de IP´s.

[]´s

renanbarros

mas imagina eu ter que bloquear ips… de varias maquinas…

imagina por exemploo o msn … q e uma aplicacao desktop… q tb faz insercao em algum banco de dados da vida…

como sera q faz para ter essa seguranca … sem restringir ips…

R

Eita, postei mensagme na janela errada, mas aproveitando…

cara, então deixa isso por conta do usuário/senha do banco e só usa o jdbc normal.

[]´s

renanbarros

po cara vlw mesmo… mas

queria saber se isso nao acarreta problemas… entende… de seguranca … pois meu servidor ficara aberto atraves de minha aplicacao , isso complica…

mas aproveitando , ta dando erro aki

como faco pra na url do driveManager, eu colocar o ip de onde o banco esta…

pq to usando local , e nao uso endereco de ip

olha o local String url=“jdbc:postgresql:trab”;

como ficaria com ip?

R

o complicado é que se o cara decompliar seus bytecodes ele vê o usuário/senha do banco. O ideal no caso é separar o negócio do cliente, distribuindo a aplicação. Aí o que não falta é arquitetura.

[]´s

renanbarros

queria saber como faco pra minha aplicacao acessar um banco q esta em outra maquina qual seria o endereco que devo colocar para que o driveManager faca a conexao… ip/ porta?

como ficaria a string q tem o endereco do banco?

fsquadro

renan,

Ficaria da seguinte forma (Ex. PostgreSQL)

try {
                Class.forName("org.postgresql.Driver"); //indica qual a classe que gerenciará a conexão
                String url = ""; //url de conexão jdbc:tipodobanco@endereco:porta:banco
                // Ex. jdbc:postgresql://192.168.54.22:5432/db_sitamar
                Properties props = new Properties(); //objeto para o cadastro das propriedades de conexão (usuário e senha)
                props.setProperty("user",""); //usuário do banco
                props.setProperty("password",""); //senha do usuário 
                Connection conexao = DriverManager.getConnection(url, props); //obtem o objeto de conexão
            } catch (Exception e) {
                System.out.println("Falha no. "+e.getMessage());
            }

Espero ter ajudado.

Criado 10 de abril de 2007
Ultima resposta 10 de abr. de 2007
Respostas 9
Participantes 4