Acesso à sistema limitado de acordo com tipo de usuário

7 respostas
Rafael_Nunes

Primeiro eu sugeriria fazer as limitações por grupos, e não por usuários.
Insira no objeto Usuario, a informação de qual grupo pertence.
E na sua GUI defina a lógica liberando e/ou limitando de acordo com o grupo de acesso.

7 Respostas

C

Uma vez trabalhei em um projeto que a modelagem foi feita +/- dessa forma que vc disse.
Para facilitar na apresentação criamos uma taglib q verificava se o usuario tinha acesso a uma determinada tela, aí ficava +/- assim:

<abc:hasPermission tela="123"> <a href="/tela123.abc"> Tela 123 </a> </abc>
Rafael_Nunes

JEE
Mas se sua GUI for Swing, creio que fica mais fácil a implementação de tais validações.

Spool

Bom dia galera!
Estou começando a desenvolver um sistema de controles internos.
Bom, nunca desenvolvi sistemas baseados em acesso limitado por usuário. Tenho dúvidas quanto a isso.
Qual a melhor forma de iniciar esse tipo de aplicação?

Estive bolando algumas coisas, e tive a seguinte idéia:

• Criar uma tabela no banco de dados com os tipos de usuários e relacionar essa tabela com uma outra tabela contendo as telas que serão liberadas ou negadas para esse tipo de usuário.

• Depois faria a verificação antecipadamente no código para ver se o usuário logado tem as devidas permissões de acesso…

Muito bem, aparentemente essa até seria uma “solução”. Mas e quando eu quiser restringir apenas alguns dados de uma GUI?

Achei meio confuso isso.

A pergunta então se compõe:

• Como criar um sistema baseado em permissões de usuário??

Se alguém aqui já tiver passado por projetos desse tipo, por favor descrevam algumas soluções e o que se deve e não se deve fazer nesses casos!

Obrigado desde já…

Muitos bytes à todos…

Spool

Rafael Nunes:
E na sua GUI defina a lógica liberando e/ou limitando de acordo com o grupo de acesso.

Por grupo ficaria mais interessante mesmo…

Spool

[quote=chicobento]Uma vez trabalhei em um projeto que a modelagem foi feita +/- dessa forma que vc disse.
Para facilitar na apresentação criamos uma taglib q verificava se o usuario tinha acesso a uma determinada tela, aí ficava +/- assim:

TagLib?! Preciso pesquisar sobre isso…

Spool

Rafael Nunes:

taglib´s são aplicáveis à J2SE ou somente à J2EE ??
Nunca programei usando tag´s.

Spool

Rafael Nunes:
JEE
Mas se sua GUI for Swing, creio que fica mais fácil a implementação de tais validações.

Não tenho a mínima idéia de como implementar isso no swing…
Alguem tem alguns exemplos ou referências??

Criado 7 de abril de 2006
Ultima resposta 7 de abr. de 2006
Respostas 7
Participantes 3