Acesso ao banco de dados MySQL com Java Web

6 respostas
lucas_carvalho100

Bom dia pessoal, estou iniciando no java web e pra variar estou com alguns problemas…

Bem estou usando o eclipse, maven e tomcat 6.0 e o MySQL

Quando eu tento acessar o banco de dados por uma classe console dentro do proprio projeto ele funciona perfeitamente,no entanto quando faço a chamada vaia web (sarvlet) da um erro falando que o drive do banco não existe acredito que tenha que fazer alguma configuração no eclipse, pois eu baixei o drive com o maven…
Bem se alguém tiver alguma ideia agradeço…
Abraços…

6 Respostas

marcelo.bellissimo

Coloque o driver do MySQL na pasta lib do seu Tomcat…

lucas_carvalho100

Cara funcionou!!!
Mas agora vc poderia me esclarecer se todo o jar que eu precisar usar (por exemplo para manipular excel) eu vou precisar baixar pelo maven e tb colocar na pasta lib do tomcat?
Obrigado pela ajuda.

marcelo.bellissimo

Vou supor que, no seu caso que não funcionou, você gerou o arquivo de deploy (.war) e subiu o servidor com esse arquivo… se for o caso, voce deve checar no Eclipse quais arquivos estão sendo exportados para o WAR, há uma aba chamada "Order and Export" dentro da janela de configuração do Build Path (clique sobre o projeto, Build Path -> Configure Build Path), nela você pode "obrigar" alguns arquivos que serão exportados com o seu projeto.

Nesse caso, voce deve marcar o driver do mysql, pois caso ele não esteja marcado, o seu Tomcat irá procurar nas pastas "padrão" (exemplo C:\Tomcat6\libs\ ) pelo driver, e como você não o tem, vai dar pau.

No Eclipse funciona, pois quando o servidor sobe através dele, o Eclipse adiciona as pastas do projeto ao Build Path automaticamente, ou seja, ele busca os .jars nas pastas do Tomcat E do projeto.

Mas o correto, creio eu, é ter os jars "básicos" como esse do mysql já na pasta do Tomcat, pois é algo comum para todas as aplicações que irão usar um banco de dados MySQL, e se você "obrigar" o seu projeto à exportar o jar do mysql, pode dar conflito pois existirão dois arquivos semelhantes sendo carregados em memória.

Acho que deu pra entender, se não deu, pode perguntar o que você não entendeu. E se eu falei algo errado, por favor me corrijam, pois eu estou falando isso por experiencia, minha explicação não foi baseada em teoria, quer dizer, aprendi isso "apanhando" também! :wink:

lucas_carvalho100

Cara entendi!
Obrigado pelos esclarecimentos foram todos muito util, acredito que quando a gente aprende apanhando nao esquece nunca mais rsrsr…
Valeu amigo…

B

Ou, você pode usar o Netbeans e não ficar perdendo tempo com JARs pois ele traz muitos, muitos JARs quando você faz a instalação da IDE.

Te garanto que não vai ser a IDE que vai fazer você aprender mais ou menos.

marcelo.bellissimo

Blend:
Ou, você pode usar o Netbeans e não ficar perdendo tempo com JARs pois ele traz muitos, muitos JARs quando você faz a instalação da IDE.

Te garanto que não vai ser a IDE que vai fazer você aprender mais ou menos.

Mesma coisa do Eclipse… os JARs são usados ao rodar o servidor pela IDE, vai dar o mesmo problema… o problema não é a IDE… além do mais, acho isso que você citou uma desvantagem, pois a maioria dos JARs são inuteis… é mais facil colocar apenas os que você necessita do que ficar enchendo sua máquina de JARs ociosos…

Criado 18 de março de 2010
Ultima resposta 19 de mar. de 2010
Respostas 6
Participantes 3