Boa Tarde!
Estou iniciando o estudo em programação Java e se possível gostaria da ajuda de vocês.
Trabalho em um escritório de contabilidade e usamos o Dominio Sistemas que utiliza o Sybase. Consigo acessar o banco de dados por um usuário externo através do Microsoft Query + Excel sem problema algum. Pensei então em utilizar java para elaborar relatórios mais complexos e consegui o seguinte código na internet:
[code]
import java.sql.*;
import javax.swing.JOptionPane;
public class AcessoDominio {
final private String driver = “com.sybase.jdbc4.jdbc.SybDriver”;
final private String url = “jdbc:sybase:Tds:servidor:2638?ServiceName=Contabil”;
final private String usuario = “ex”;
final private String senha = “ex”;
private Connection conexao; //Cria a conexão propriamente dita
public Statement statement; //Abre caminho para a conexão com o banco de dados
public ResultSet resultset; //Armazena os resultados das consultas SQL
boolean result = true;
public boolean conectar()
{
try
{
Class.forName(driver); //Nesse momento eu carrego o driver definido anteriormente
conexao = DriverManager.getConnection(url,usuario,senha); //Aqui eu crio a conexão com o banco através do objeto "conexao" criado anteriormente do tipo "Connection"
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Banco conectado com sucesso !");
} catch(ClassNotFoundException Driver){
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Driver não localizado: "+Driver);
result = false;
} catch(SQLException Fonte) {
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Deu erro na conexão com a fonte de dados "+Fonte);
result = false;
}
return result;
}
} [/code]
Fiz algumas alterações no código para acessar o banco de dados mas está retornando o seguinte erro:
“JZ0SJ: Metadata accesor information was not found on this database. Please install the required tables as mentioned in the JConnect documentation”
O que estou errando?
obrigado pela ajuda!