Acesso ao Banco de Dados [RESOLVIDO]

Boa Tarde!

Estou iniciando o estudo em programação Java e se possível gostaria da ajuda de vocês.
Trabalho em um escritório de contabilidade e usamos o Dominio Sistemas que utiliza o Sybase. Consigo acessar o banco de dados por um usuário externo através do Microsoft Query + Excel sem problema algum. Pensei então em utilizar java para elaborar relatórios mais complexos e consegui o seguinte código na internet:

[code]
import java.sql.*;
import javax.swing.JOptionPane;
public class AcessoDominio {
final private String driver = “com.sybase.jdbc4.jdbc.SybDriver”;
final private String url = “jdbc:sybase:Tds:servidor:2638?ServiceName=Contabil”;
final private String usuario = “ex”;
final private String senha = “ex”;
private Connection conexao; //Cria a conexão propriamente dita
public Statement statement; //Abre caminho para a conexão com o banco de dados
public ResultSet resultset; //Armazena os resultados das consultas SQL
boolean result = true;

public boolean conectar()  
    {  
        try   
        {  
                Class.forName(driver); //Nesse momento eu carrego o driver definido anteriormente  
                conexao = DriverManager.getConnection(url,usuario,senha); //Aqui eu crio a conexão com o banco através do objeto "conexao" criado anteriormente do tipo "Connection"  
                JOptionPane.showMessageDialog(null,"Banco conectado com sucesso !");  
        } catch(ClassNotFoundException Driver){  
                JOptionPane.showMessageDialog(null,"Driver não localizado: "+Driver);  
                result = false;  
        } catch(SQLException Fonte) {  
                JOptionPane.showMessageDialog(null,"Deu erro na conexão com a fonte de dados "+Fonte);  
                result = false;  
        }  
        return result;  
    }      
}  [/code]

Fiz algumas alterações no código para acessar o banco de dados mas está retornando o seguinte erro:
“JZ0SJ: Metadata accesor information was not found on this database. Please install the required tables as mentioned in the JConnect documentation”

O que estou errando?

obrigado pela ajuda!

jdbc:sybase:Tds:servidor:2638?ServiceName=Contabil

no lugar de servidor nao seria o IP da maquina?

Mesmo se eu colocar o IP da máquina dá o mesmo erro…
Usando o VBA eu consigo conectar usando ODBC, tem como conectar utilizando ODBC no Java?

tem sim! pesquisa no google ODBC java que tem um monte de coisa sobre o assunto!

Tentei conectar usando ODBC e também não deu certo… Está retornando o erro:

java.sql.SQLException: [Microsoft][ODBC Driver Manager] Nome da fonte de dados não encontrado e nenhum driver padrão especificado
at sun.jdbc.odbc.JdbcOdbc.createSQLException(Unknown Source)
at sun.jdbc.odbc.JdbcOdbc.standardError(Unknown Source)
at sun.jdbc.odbc.JdbcOdbc.SQLDriverConnect(Unknown Source)
at sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcConnection.initialize(Unknown Source)
at sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver.connect(Unknown Source)
at java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source)
at java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source)
at Acesso.Conectar(Acesso.java:18)
at Acesso.main(Acesso.java:7)

Acessei o administrador de fonte de dados ODBC e quando tentei configurar a fonte de dados, o segunte erro apareceu:

“Não foi possível encontrar as rotinas de instalação do driver ODBC
Adaptive Server Anywhere 9.0. Reinstale o drive”

O sistema está Contábil está funcionando sem nenhum problema…

Resolvido! :smiley:

A conexão estava correta, o erro se deu apenas pela versão do banco Sybase (9.0). Quando a versão for abaixo do 10 a versão do TDS deve ser 4.2:

Colega tem como me passar o link para baixar esse programa para acessar o banco de dados do domínio?
Gostaria tbm de ter acesso ao banco para fazer Update e alterações diretas.

:smiley:

os usuários que São criados pelo sistema domínio não permite o uso de updates… para isso você precisa de um arquivo sql que é passado pela suporte.
Agora quem trabalha com essa versão do sybase deve conhecer outra forma de acessar, ou como criar um usuário com mais permissoes.

Boa tarde.
Não estou conseguindo encontrar para download o driver “com.sybase.jdbc4.jdbc.SybDriver”, como faço para resolver esse caso?
Alguem tem que possa me passar?
No site da Sybase não me permite efetuar o download.