Acesso ao Firebird na rede DHCP

Olá amigos, tudo bem?

Estou desenvolvendo uma aplicação desktop que funcione em rede.
Cada maquina tera a aplicação e acessará a base de dados firebird em um computador que servira de servidor de dados.
Estou utilizando Hibernate pra controlar o acesso a base de dados.

Bom, a questão é que a rede é DHCP, não tendo IP fixo, então a unica alternativa que eu consegui imaginar é acessar pelo nome da maquina. Não sei se isso chega a fazer sentido, pois não conheço muito de acesso em rede. Mas acessando pelo nome não deu certo.

Alguem tem alguma ideia de como eu poderia fazer este acesso???

[code]<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

org.firebirdsql.jdbc.FBDriver masterkey jdbc:firebirdsql:NOMEMAQUINA/3050:C:\SistemaZoom\Banco\bd_sistema.FDB SYSDBA org.hibernate.dialect.FirebirdDialect
	<mapping resource="Mapas/Pessoa.hbm.xml"/>
	<mapping resource="Mapas/Segmento.hbm.xml"/>
	<mapping resource="Mapas/Fornecedor.hbm.xml"/>
	<mapping resource="Mapas/Cliente.hbm.xml"/>
	<mapping resource="Mapas/Compromisso.hbm.xml"/>

</session-factory>

[/code]

E pra piorar, se eu colocar o nome da maquina servidora e rodar a aplicação na servidora ele funciona… agora, outra maquina não consegue acessar o BD só com o nome da maquina servidora…
Ah, usando localhost o servidor tb acessa sua base de dados normal…

Usei o IP que a maquina estava no momento e funcionou, mais não adianta, pois assim que a maquina for desligada ela terá outro IP da proxima vez que ligar…

Como faço então???

Obrigado…

Se você faz “ping NOMEDAMAQUINA” a partir de outra (use uma linha de comando para isso) ele consegue encontrar a tal máquina?

Se não conseguir, o servidor DNS não foi configurado corretamente na sua rede.

Então eu posso acesssar o bd na outra maquina apenas pelo nome da maquina mesmo a rede sendo DHCP certo??

Com certeza você consegue acessar outra máquina pelo nome. Como o Thingol disse só depende da configuração de DNS.

Normalmente, servidores em rede costumam ter ip fixo. Se for caso, peça para quem configurou a rede fazer isto.

[editado] Não existe “rede DHCP”, DHCP é apenas um serviço que “distribui” ip dinamicamente para as máquinas na rede.

Roger

Thingol e Roger, obrigado pelas dicas viuw. Me ajudaram muito.

Fiz testes aqui, e realmente não estamos conseguindo pingar na maquina que iria ser a servidora, pingamos em outra e conseguimos, dai utilizamos ela como servidora e ocorreu tudo bem.

Muito obrigado…

mas eu só não entendo pq não consigo pingar naquela maquina e como configurar o servidor DNS para que consiga pingar…

mas de qualquer forma muito obrigado pela ajuda de vcs…

e se tiverem como me ajudar nessa nova duvida obrigado tambem.

Abraços!

DNS tem duas partes: um servidor e um cliente.

Você não disse se está usando Windows, Linux ou outro sabor de Unix em sua rede, portanto não posso lhe dizer exatamente o que pode estar ocorrendo em sua rede, e o que pode ser feito para consertar isso.

Ola Thingol,

a rede é composta somente por computadores que rodam na plataforma windowns…