Acesso ao FireBird

Olá galera!

Sou novo na área de programação java e estou gostando muito. Só estou tendo problemas com acesso ao banco de dados FireBird. Instalei o J2SDK e o JayBird corretamente e verifiquei o JAVA_HOME e o CLASSPATH com a instruçã echo $JAVA_HOME e echo $CLASSPATH… Estava tudo correto. Até o meu PATH também estava correto. :grin:

O problema é que quando eu acesso um banco de dados através do isql usando isql -user sysdba -password masterkey eu não consigo criar nenhum banco de dados. A mensagem de erro diz que o usuário e senha não estão definidos e que eu devo entrar em contato com o administrador do banco de dados. Só que quando uso isql sem passar o usuário e senha, eu crio e acesso qualquer banco de dados normalmente. 8O

Além disso, quando acesso o mesmo banco de dados através do JDBC JayBird, ele me retorna o mesmo erro pelo fato de estar passando o usuário e senha do banco. ( usuário e senha não estão definidos e que eu devo entrar em contato com o administrador do banco de dados. ). :???:

Resultado… Não consigo acessar o banco de dados através de uma aplicação java, porque sempre sou obrigado a passar o nome do usuario e a senha do banco de dados na função getConnection do objeto DriverManager. :cry:

Se alguém puder me ajuar, ficarei muito grato.
Obrigado à todos!

Use o software IBEXPERT, para criar seu banco de dados , a senha de conexão padrão é " SYSDBA " , " masterkey ". Qualquer coisa retorne o post.

Acho que esqueci de mencionar que o sistema está sendo desenvolvido em Linux ( Conectiva Linux 10 ). Existe um IBExpert para o Pinguim? :oops: :lol:

Campeão use o IBConsole… :razz:

Willian… Perdoe a minha ignorancia, mas andei pesquisando e não encontrei nenhum IBConsole para o Linux. O SO que estou usando é o Conectiva Linux 10.

De qualuer forma, muito obrigado pela atenção.
Se vc ainda puder me ajudar ( e tiver um pouco de paciência ) , fico muito grato.

Obrigado mesmo! :grin:

virtus, MAIS TARDE VOU VER SE ENCONTRO ALGUMA FERRAMENTA E TE INFORMO OK…

OK…lá vai…
http://www.clubdelphi.com/ib/herramientas/herramientas.php

Muito obrigado por tudo William, a ferra menta vai ser muito útil, mas já consegui resolver meu problema.

De alguma forma, no ato da instalação, o usuário padrão SYSDBA não foi criado com uma senha. Então tentei criar um novo usuário pelo programa gsec do Firebird. Depois disso, tudo voltou ao normal. Só não entendo ainda o que aconteceu com o usuário SYSDBA. Ele sempre aparece na lista de usuários existentes, mas a sua senha ainda parece ser um mistério para mim… 8O Só sei que não é masterkey.

Descobri isso ontem às 02:00 da madrugada… Tô com uma dor de cabeça daquelas… :cry:

Obrigado por tudo! :joia:

Se ficou até as 2:00Hrs, já é um bom começo. A tua dor de cabeça vai começar quando vc. virar noite ai é que fica gostoso…se precisar de algo estamos ai…apesar de usar Window$.