Acesso Lento JSF 2.0 - Primefaces 2.2.1 - Glassfish 3.1

6 respostas
fmarinzeck

Olá a todos,

venho pedir a ajuda de vocês em um problema que há tempos venho tentando solucionar sem sucesso!

Vamos a minha situação…

Tenho uma aplicação Web que usa Primefaces 2.2.1, a mesma está no Glassfish 3.1 e não há meios de fazê-la funcionar com desempenho 100%, pois sempre que faço o primeiro acesso (Sem histórico, sem imagens na cache do navegador) percebo que o tempo de resposta é muito grande pois o servidor fica processando algo para depois me responder totalmente ao contrário do segundo acesso onde as requisições são processadas ‘no ato’, e quando este problema
acontece ele apresenta a página totalmente carregada porém de ‘uma vez só’, e acho que isso não agrada meu público alvo pois dependendo da velocidade de conexão eles podem pensar que o serviço está fora do ar.

Já tentei mudar o servidor de aplicação para o Tomcat 7.0 e o problema persistiu!

2 Cores 1Ghz e 512Mb de memória dedicada, não é muita coisa, mas acho que minha dor de cabeça não está relacionada a este fator!

Imagino que seja algo relacionado ao Primefaces e meu Servidor de Aplicação pois no mesmo servidor tenho uma aplicação com RichFaces que funciona corretamente.
Caso eu coloque imagens ‘grandes’ 1024x768 a página é carregada normalmente também!
Se coloco o mesmo projeto com Prime em um outro servidor a aplicação funciona 100% também!

Agradeço desde já pela ajuda!

6 Respostas

I

Um amigo meu, reportou que ele teve problema com PrimeFaces e Glassfish 3.1. Para solucionar o problema
ele atualizou no servidor os jars do mojarra (implementação JSF), outra alternativa é atualizar a versão do Glassfish para a 3.1.1
que tem várias modificações, e talvez o mojarra esteja mais atualizado. Essa versão foi lançada à alguns dias atrás.

fmarinzeck

Olá Italivio…

Obrigado pela ajuda, mas atualizei tudo conforme sugeriu e o problema ainda persiste! :frowning:
Instalei o Glassfish 3.1.1 e que consequentemente já vem com as novas versões do Mojarra e tudo mais e ainda assim continuou o problema!

Atualizei os links caso queiram ver o problema!

Se alguém possui uma aplicação com PrimeFaces 2.2.1 na Net que não tem este problema e puder me dizer onde está hospedando para que possa contratar tal serviço para testar ficarei agradecido pela ajuda!

Obrigado pela colaboração!

E

Utiliza Hibernate ? Se sim, como está o seu EntityManagerFactory ?

R

edudebom, o que o EntityManagerFactory pode ter a ver com isto?

E

Criação dela é “pesada”. Veja um exemplo de como usar nesse post: http://www.guj.com.br/java/114773-jpaduvida-em-singleton-com-entitymanagerfactory-

fmarinzeck

Pelo menos no meu caso o EntityManager não tem nada a ver, pois se eu criar uma página que tem acesso ao banco o acesso é ‘imediato’ (muito mais rápido), o ‘porém’ é que se eu usar um único componente do primefaces, seja ele o mais simples possível o desempenho muda consideravelmente pra pior de uma forma não esperada, isso é normal obviamente pois o componente deve ser carregado, eu só não pensava que fosse perder tanto desempenho.
MAS…
Após pedir algumas opiniões e fazer mais alguns testes, percebi que o problema pode estar na minha cabeça e então, só queria deixar claro para alguém que possivelmente chegue aqui e esteja pesquisando sobre o ‘usar ou não usar’ primefaces, eu vos digo… USEM, são componentes excelentes e como podem ver, no domínio citado anteriormente por mim eu continuei usando sem fazer modificações no meu projeto!

Obrigado a todos do GUJ! :smiley:

Criado 6 de agosto de 2011
Ultima resposta 5 de set. de 2011
Respostas 6
Participantes 4