Acesso remoto a arquivo: Como fazer?

4 respostas
E

Olá pessoal,

Estou implementando uma aplicação que deverá acessar um arquivo (para leitura apenas) em um servidor remoto.
Andei pesquisando e ainda não consegui nenhum material que pudesse me ajudar.

Alguém tem alguma idéia de como fazer ou algum material que pudesse ajudar?

Detalhes: trata-se de uma aplicação desktop, e o servidor de arquivos é linux + samba.

[]'s

4 Respostas

M

Você pode fazer de várias formas,

a forma mais facil se seu desktop é Windows, é mapear um drive no windows apontando para o linux na pasta compartilhada do SAMPA a acessar por ele.

Se for só consulta você não terá problemas, se tiver que fazer alteração, poderá ter problemas de concorrencia…

Ai você acessa o arquivo normalmente como se fosse um arquivo local, mas apontando para o driver mapeado.

Att.

E

olá mark_domi, blza?

Obrigado pela sua resposta.

Eu recebi uma recomendação para fazer com que esta aplicação acesse o arquivo no servidor apenas com o IP da máquina servidora, com o caminho do diretório onde está o arquivo, e com o número da porta pela qual será feita a comunicação.

Isso é possível? Como?

P.S.: Não posso instalar nada no servidor (apenas o ssh, que por sinal já está instalado, mas não sei como usá-lo). Se pudesse, usaria RMI e estaria com o problema resolvido.

[]'s

M

vc não pode acessar o arquivo usando :

//200.x.x.x/diretório/arquivo.txt

???

se você puder fazer isso, é da mesma forma como se tivesse acessando um arquivo local, só que no nome do arquivo você terá que colocar o path completo, incluindo o IP.

Se você não pode fazer isso (eu acho que pode porque você falou que tem SAMBA) e não pode usar RMI, você não terá outra auternativa (com SSH eu acho que você não consegue copiar aquivos)

E

Problema resolvido.

Adaptei esta classe: http://www.jcraft.com/jsch/examples/Exec.java para executar um comando (no meu caso, eu precisava do tail e do head).

Obrigado pela atenção, mark_domi.

Criado 16 de junho de 2009
Ultima resposta 18 de jun. de 2009
Respostas 4
Participantes 2