Acesso remoto - duvidas

Olá, gente. Tudo bem?

Trabalho numa empresa e estamos com uma necessidade em disponibilizar acesso ao ambiente corporativo da empresa para funcionários que estejam em “campo”, para que os mesmo possam interagir de alguma forma com a nossa rede que não oferece acesso externo aos dados.

O que queremos, por enquanto é uma solução que ofereça a possibilidade de um funcionário que estejam em campo, por exemplo fazendo alguma vistoria, possa utilizar um PDA para registrar as informações necessárias (hoje isso é feito com um formulário impresso) e, caso o local em que ele esteja ofereça acesso a internet (3G possivelmente) ele possa encaminhar direto esses dados para nossa base de dados, ou caso ele não consiga acessar a internet no momento ou o PDA não ofereça acesso a internet, essas informações serão armazenas em OFF no PDA para posteriormente, quando ele chegar no hotel, transferir os dados do PDA para o um notebook e as mesmas serem enviadas para a base de dados da empresa, ou enviar diretamente pelo PDA, caso o mesmo possa acessar a internet.

Resumindo, precisamos dar suporte para funcionários que viajam para prestar serviços a conseguir interagir com nossa rede.

Possivelmente, iremos precisar também que, caso o PDA consiga acessar a internet em campo e possua uma WEB CAM, o mesmo faça transmissão de vídeo ao vivo para que alguem no escritório possa ir acompanhando junto com o funcionário em campo.

que tipo de tecnologia acham ser a mais abrangente para essa necessidade? Estava pesquisando sobre VPN. É uma boa alternativa?

Espero ter sido claro quanto nossa necessidade.

desde já agradeço a atenção dedicada

att.
Junior

Pelo que entendi da sua necessidade, vc terá que desenvolver uma aplicação para o PDA, onde serão registrados os dados, e essa aplicação deverá se comunicar com uma outra aplicação no servidor da empresa, enviando os dados para que sejam incluídos no BD.

No caso de não ter Internet no momento, a aplicação deverá armazenar os dados e quando possível, disparar para o servidor.

Não creio que necessite criar uma VPN entre o PDA e o servidor, até pq vc necessitaria SEMPRE de Internet para tal.

Na minha opinião, me corrijam se estiver errado, vc deve pensar em desenvolver a solução, tanto o client quanto o server, de forma que ambos se adaptem à sua necessidade.

Eu trabalho com esse tipo de solução, e dificilmente achamos algo pronto.

Olá Paulo. Sua Interpretação foi correta quanto a necessidade.

Disse do VPN no caso de transmissão em real-time de vídeos.

Como já possuimos uma aplicação na rede privada onde o funcionario preenche o formulario digital com base nos dados que coletou e escreveu no formulario impresso, pensei na hipótese de criar WebService que permitiria que a aplicação que ficará no PDA e no Notebook consiga se conectar a nossa rede e enviar para nossa base de dados os dados registrados… Evitando retrabalho de passar do formulario impresso pro digital.

Seria isso que estava dizendo?

Muito grato desde já pela sua atenção

att.
Junior

Junior

Minha resposta está de encontro ao que citou sim.

Quanto a transmissão dos vídeos em real time, vou deixar para outro responder, pois realmente não tenho conhecimento sobre o tema.

Abs e boa sorte

paulo, muito grato pela sua informação, atenção e sinceridade… rs

abraço, cara…ajudou-me muito